Pular para o conteúdo

SERVIDORES DO INSS EM SERGIPE PODEM ENTRAR EM GREVE NA QUINTA, 18

Compartilhe

Os servidores técnicos-previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social em Sergipe (INSS) podem seguir o comando nacional da categoria e deflagrar greve por tempo indeterminado a partir da quinta-feira, 18.

A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 17, pelo Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sindprev-SE), Segundo ele, a mobilização não atinge a perícia médica.

“Amanhã à tarde nós iremos realizar uma assembleia para deliberar sobre a greve. No momento, há um indicativo forte para que ela seja deflagrada”, disse o Coordenador Geral do Sindiprev. Christian também informou que está em Brasília, onde se reuniu ontem com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestação e Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Lopez Feijóo.

Na reunião, José Feijóo apresentou a proposta do Governo Federal, mas não agradou completamente a categoria (Foto: Sindiprev)

“Na reunião, José Feijóo nos apresentou a proposta do Governo Federal, mas muitos pontos que reivindicamos não foram completamente contemplados. Vou levar a proposta amanhã para debater com a categoria durante a assembleia”, destacou Cristian.

Ainda segundo ele, as reinvindicações do Sindiprev giram em torno de três eixos principais. São eles: melhores condições de trabalho nas agências do INSS, reestruturação da carreira dos técnicos-previdenciários e reajuste salarial que possa corrigir as perdas inflacionárias que a categoria vem enfrentados nos últimos 7 anos. 

Caso a categoria deflagre a greve amanhã após a assembleia, seguirá o comando nacional, que deflagrou a paralisação por tempo indeterminado nesta quarta-feira, 17. A paralisação foi aprovada em plenária nacional realizada neste sábado, 13, convocada pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps). A entidade já havia notificado o Ministério da Gestão e Inovação sobre a possibilidade de paralisação.

Proposta do MGI

O Ministério da Gestão e Inovação informou que apresentou uma proposta à categoria que prevê ganho acumulado de 24,8% entre 2023 e 2026 para os servidores ativos e inativos. De acordo com a pasta, esse ganho cobre as perdas inflacionárias do governo atual e parte das perdas de gestões anteriores.

A atual proposta também prevê alongamento da carreira de 17 padrões para 20 padrões; manutenção da remuneração de ingresso do nível superior e nível intermediário com valorização do vencimento básico e criação de gratificação de atividade em substituição à Gratificação de Atividade Executiva (GAE).

“O governo tem realizado um grande esforço para atender as reivindicações de reestruturação das carreiras de todos os servidores federais, respeitando os limites orçamentários”, diz a nota do ministério.

Meu INSS

O INSS informou que mais de 100 serviços do órgão podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, disponível para download em celulares com conexão com a internet e para acesso via computador. A Central de Atendimento 135 também funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Os segurados que necessitarem de algum serviço do INSS, como requerimento, cumprir exigência, solicitar auxílio-doença, por exemplo, podem usar esses meios.

Ainda assim, a paralisação pode afetar os processos de concessão de benefícios como aposentadoria, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC), atendimento presencial e análise de recursos e revisões.

Com informações : Agência Brasil 

Ultimas notícias

Ministro Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Co...
Iguá Sergipe inicia operações em maio com gestão automatizad...
SSP de Sergipe abre vagas de estágio para estudantes de Dire...
Cantor Mateus, da dupla com Jorge, passa por cirurgia de eme...
Trailer de GTA 6 ultrapassa 250 milhões de visualizações no ...
Rato é flagrado por pacientes no Hospital João Alves, em Ara...