Pular para o conteúdo

SES alerta sobre golpes envolvendo cobranças indevidas a pacientes do SUS

Compartilhe

Fraudes incluem solicitações ilegais de pagamento por exames e cirurgias

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu um alerta à população sobre um novo golpe envolvendo o Sistema Único de Saúde (SUS). Golpistas têm se passado por representantes de unidades de saúde e solicitado pagamentos indevidos para a realização de exames, cirurgias e outros procedimentos médicos.

A SES reforça que essas cobranças são completamente ilegais, pois todos os serviços oferecidos pelo SUS são gratuitos e garantidos por lei. O sistema público de saúde brasileiro é fundamentado pelos princípios da integralidade, equidade e universalidade, assegurando que nenhum cidadão seja cobrado por procedimentos médicos.

Golpistas se passam por hospitais

As fraudes têm sido realizadas por meio de ligações e mensagens em aplicativos, nas quais os criminosos tentam enganar os pacientes com cobranças falsas.

Cesário Venâncio, diretor jurídico da SES, orientou a população: “Se receberem mensagens suspeitas, não respondam. Bloqueiem e denunciem imediatamente. Recomendamos que procurem a Ouvidoria da unidade hospitalar para formalizar a denúncia e registrar um boletim de ocorrência.”

Como denunciar

Para realizar denúncias, a SES disponibiliza os seguintes canais:

  • Disque-Denúncia: 181
  • Polícia Militar: 190

A secretaria também orienta a busca imediata pela Ouvidoria da unidade hospitalar para formalizar reclamações sobre contatos suspeitos.

Ultimas notícias

Atriz mirim Millena Brandão morre aos 11 anos após complicaç...
Beber água em jejum faz bem?
Al-Hilal demite Jorge Jesus após eliminação na Champions Asi...
Luciano Bispo ressalta parceria de longas datas com Mitidier...
Traficante do Pará é presa em Cabo Frio; jovem tinha função ...
Propina: Investigação da PF revela elo entre traficante do C...