Pular para o conteúdo

SES amplia vacinação contra hepatite A para usuários da Profilaxia Pré- Exposição

Compartilhe

Imunizante contra a hepatite A está sendo ofertado no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ampliou a vacinação contra a hepatite A para o público-alvo que faz uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), um dos métodos de prevenção contra o vírus do HIV, causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), com uso de medicamentos por pessoas que estão em risco de contágio.  
 
A hepatite A é uma doença infecciosa, causada pelo vírus  A HAV, que afeta o fígado e, na maioria das vezes, se inicia silenciosamente, sem apresentar sintomas iniciais. A transmissão está ligada à falta de saneamento básico, como a ausência de esgoto adequado e pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Outra forma de propagação do A HAV da hepatite, é por meio da relação sexual anal-oral. 
 
O gerente do Programa IST/Aids da SES, Almir Santana, explicou que a vacinação contra o vírus da hepatite A é fundamental para os usuários da PrEP, tendo em vista que este grupo pode ser mais suscetível à doença. “As pessoas que fazem uso da PrEP para prevenção contra o HIV, se expõem ao risco de doenças sexualmente transmissíveis (ISTs). Por isso, o Ministério da Saúde incluiu a vacina da hepatite A para este público, já que ela é transmitida principalmente na relação anal-oral”, destacou o médico.  
 
Os sintomas mais frequentes da doença, quando apresentados, podem incluir fadiga, febre, dor abdominal, presença de pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Para prevenir a hepatite A é necessário tomar algumas medidas de cuidados ligadas ao saneamento básico, como tratamento adequado de água, lavar e cozinhar bem os alimentos e adquirir o hábito de sempre higienizar as mãos. Fazer o uso de imunizantes, como vacina e de preservativos durante o ato sexual, além da higienização da genitália e da região anal também são cuidados necessários para evitar a propagação da doença.  
 
Vacinação
 
O imunizante contra a hepatite A é ofertado no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie). De acordo com a gerente de Imunização da SES, Ilani Paulina, o esquema vacinal  consiste na administração de duas doses, sendo disponibilizada apenas para usuários da PrEP. “A vacinação é necessária para os usuários que utilizam a PrEP. Quem já tomou duas doses do imunizante contra a hepatite A, não precisa se vacinar. Quem tomou apenas uma dose, precisa concluir o esquema vacinal com mais uma dose”, reforçou. 
 
Para se vacinar é necessário apresentar um comprovante do uso da PrEP, como prescrição médica da PrEP ou o medicamento em uso, juntamente com o documento de identificação oficial, com foto.

Ultimas notícias

Filarmônica de Itabaiana realiza concerto em homenagem ao Di...
Lançamento de "VELORUM" promete emocionar leitores na Livrar...
Prefeitura de Malhador emite nota oficial sobre o perfil do ...
Palmeiras lidera ranking de clubes com maior lucro em 2024; ...
Prazo final para regularizar título de eleitor em Sergipe é ...
Edital do Enem 2025 será publicado em breve; inscrições em m...