Hábitos Saudáveis e Exercícios Físicos São Chaves para Melhorar o Sono
Boas noites de sono são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. O sono auxilia na manutenção do bem-estar físico e mental, melhora a concentração, aprimora a memória, regula os hormônios e atua na reparação dos tecidos. Em contrapartida, a privação de sono pode trazer diversos problemas, como a diminuição da imunidade e comprometimento cognitivo.
Segundo a neurologista Fernanda Ferraz, as principais causas da insônia são a má higiene do sono e condições como apneia do sono, ronco e síndrome das pernas inquietas. Ela também menciona que ansiedade, depressão e estresse emocional são fatores comuns que levam à insônia e ao sono não reparador.
Para melhorar a qualidade do sono, a médica sugere evitar estímulos antes de dormir, como telas e bebidas alcoólicas, escolher um ambiente escuro e silencioso, não comer alimentos pesados à noite e manter uma rotina regular de horários para dormir e acordar. Além disso, ela recomenda não pensar em problemas durante a madrugada e evitar conferir a hora ao despertar à noite.
Alguns hábitos diurnos também influenciam na qualidade do sono, como o consumo de cafeína após às 14h e cochilos longos. Fernanda Ferraz ainda destaca a importância da prática de exercícios físicos para melhorar o sono.
Exercícios Físicos e o Sono
“A prática de atividade física é remédio e prevenção para diversas condições e para o sono ela também é muito benéfica”, afirma a especialista. A atividade física libera neurotransmissores associados ao bem-estar e reduz substâncias relacionadas ao estresse.
Um estudo da Universidade de Otago revelou que pausas para exercícios leves antes de dormir podem aumentar o tempo de sono em até meia hora. Durante o estudo, 28 participantes realizaram exercícios leves, como agachamentos e elevações de panturrilhas, por três minutos a cada meia hora durante quatro horas à noite. Os resultados mostraram que os participantes dormiram, em média, 27 minutos a mais quando comparado ao período em que permaneceram sentados.
Embora mais estudos sejam necessários para confirmar esses achados, movimentar o corpo traz diversos benefícios. Fernanda Ferraz recomenda realizar exercícios pela manhã, ao ar livre e com exposição solar, por pelo menos 15 minutos, para melhorar o ciclo de sono e vigília. Ela reforça que é importante evitar exercícios intensos três a quatro horas antes de deitar.