Pular para o conteúdo

STF: Alexandre de Moraes mantém prisão de General Braga Netto por suposta participação em trama golpista

Compartilhe


Decisão do ministro nega recurso da defesa e acompanha parecer da PGR; ex-ministro da Defesa é réu por tentativa de golpe para manter Bolsonaro no poder e obstruir investigações.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (22) pela manutenção da prisão preventiva do general Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Defesa. Braga Netto é uma figura central nas investigações sobre a tentativa de golpe de Estado que visava impedir a transição presidencial e manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder, além de ser apurada sua participação em atos para atrapalhar as investigações.

A deliberação de Moraes ocorreu após a análise de um pedido da defesa do general, que foi negado, alinhando-se ao parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que se manifestou favoravelmente à continuidade da detenção. Braga Netto está recluso desde 14 de dezembro de 2024 e, no final de março de 2025, a Primeira Turma do STF o tornou réu, juntamente com Bolsonaro e outros seis investigados no mesmo inquérito.

De acordo com o progresso das investigações, o ex-ministro é acusado de ser um dos principais articuladores do núcleo da trama golpista. Este grupo teria operado ativamente para tentar barrar a diplomação e a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022.


Ultimas notícias

Horóscopo de 23 de maio de 2025 – Sexta-feira
Cantor Luanzinho Moraes recebe título de cidadão aracajuano
"Café Fake" de marcas conhecidas é declarado impróprio pelo ...
Prefeitura de Ribeirópolis cancela 4ª edição do Forró dos So...
Casa desaba parcialmente após chuvas em Estância; nove estão...
Salva Junina em Sergipe: confira a programação completa do e...