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Superintendente da SMTT apresenta dados a vereadores sobre benefícios dos ônibus elétricos em Aracaju

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O objetivo é modernizar o transporte público da cidade, tornando-o mais sustentável, eficiente e econômico.

O superintendente da SMTT, Nelson Felipe, participou na manhã desta quinta-feira, 20, de uma sessão na Câmara dos Vereadores de Aracaju, onde esclareceu as dúvidas dos parlamentares sobre o Projeto de Lei (PL) 108/2025, de autoria do Poder Executivo, que busca obter financiamento de R$ 161 milhões para a compra de ônibus elétricos e a infraestrutura necessária para sua operação. O objetivo é modernizar o transporte público da cidade, tornando-o mais sustentável, eficiente e econômico. Com os recursos, a Prefeitura pretende adquirir 30 ônibus elétricos, fazer a instalação de 15 carregadores e a construção de uma usina de energia solar. A votação do PL está marcada para a próxima terça-feira, 25.

Durante a sua participação, o superintendente falou sobre o custo-benefício dos ônibus elétricos em relação aos ônibus a diesel, explicando, por exemplo, que um dos principais benefícios será para o meio ambiente. Segundo ele, apenas um ônibus elétrico evita, em um ano, a emissão de 125 mil kg de gás carbônico na atmosfera, o que equivale ao plantio de 892 árvores.

Nelson Felipe destacou, também, que este novo modal é uma tendência mundial. “Os ônibus elétricos são uma tendência mundial e Aracaju não poderia ficar para trás. A gente sabe que a emissão de poluentes, hoje, é uma das maiores discussões que há no mundo. No Brasil, diversas cidades já estão trabalhando nisso. Em São Paulo mesmo, desde 2024, é proibido que se entre ônibus a combustão no sistema de transporte público, somente ônibus elétricos. Tivemos um bom impacto no teste com um único elétrico, imagine chegando 30. Isso é irreversível, não dá mais para voltar atrás. O ônibus elétrico é uma realidade daqui para frente”, afirmou.

O superintendente mostrou uma tabela comparativa mostrando as vantagens do custo financeiro dos veículos elétricos em relação aos ônibus à diesel, destacando as vantagens. “Os maiores gastos dentro do cálculo tarifário são a aquisição do veículo e o combustível. Tendo esse material concedido às empresas, é provável que tenhamos uma redução no preço da passagem”, declarou.

Ainda respondendo às perguntas dos vereadores, Nelson Felipe, falou sobre a vida útil dos veículos, mostrando as vantagens de circulação. “Apesar do ônibus elétrico ser mais caro, em, no máximo, oito anos, o ônibus está pago. E o seu tempo de uso é de 15 anos, enquanto o ônibus a diesel tem vida útil de 10 anos. O veículo elétrico praticamente não tem manutenção. Apenas com os pneus e um ou outro componente mecânico. Não precisa fazer revisão, troca de óleo. É um veículo robusto e com uma grande vida útil”, disse.

Mais conforto

Nelson Felipe ressaltou que esses veículos elétricos vão dar um grande retorno à sociedade. “Nos ônibus a diesel, além da poluição e da fumaça que entram dentro dos veículos, tem o barulho absurdo. Já os ônibus elétricos trarão um maior conforto para a população, com a melhoria do serviço que será entregue aos cidadãos. Queremos trazer ônibus de qualidade e confiáveis. Atendendo a população, o transporte público está atendendo a sua finalidade”, declarou.

Diversos vereadores fizeram questionamentos e considerações a respeito do tema abordado. O vereador Lúcio Flávio destacou a importância desta iniciativa. “O transporte público não é um problema de rápida solução, mas é importante que a Prefeitura esteja levando a sério essa discussão. Aracaju precisa dar o primeiro passo para essa transição, que é uma tendência irreversível, que são os ônibus elétricos. Já foi feito o teste com um ônibus, agora a proposta é comprar mais 30, e que bom que estamos caminhando nesse sentido”, afirmou.

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