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Teleorientação pediátrica é retomada para garantir atendimento acolhedor e eficiente

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Serviço faz parte do plano de ação para sazonalidade de doenças respiratórias em crianças e está disponível diariamente, das 7h30 às 22h

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual da Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE), retomou nesta terça-feira, 1º, o serviço de teleorientação pediátrica. Com a reativação da plataforma, pais e responsáveis voltam a contar com atendimento remoto especializado, garantindo orientações seguras e humanizadas sem a necessidade de deslocamento.

A teleorientação utiliza tecnologias de informação e comunicação para oferecer suporte em tempo real entre usuários e enfermeiros, por meio de videochamadas. O serviço que faz parte do plano de ação para combater sazonalidade de doenças respiratórias em crianças, está disponível para pais ou responsáveis por crianças menores de 13 anos, que podem acessar a plataforma pelo link https://web-sergipe.meeds.com.br/, realizar o cadastro e aguardar atendimento de profissionais especializados.

Os enfermeiros prestam atendimento diretamente da sede da Funesa, todos os dias, das 7h30 às 22h. Durante a videochamada, os responsáveis recebem orientações sobre cuidados com a saúde das crianças e, se necessário, são encaminhados para as unidades de saúde mais próximas para um atendimento presencial adequado.

Segundo a enfermeira Maynara Franca, a plataforma auxilia no cuidado de crianças com sintomas gripais e outros desconfortos. “Os pais ou responsáveis podem realizar uma consulta via videochamada ou ligação telefônica, onde sanamos dúvidas sobre doenças sazonais, seus riscos e orientamos o encaminhamento para unidades de saúde quando necessário”, explicou.

Equipe especializada
De acordo com a coordenadora de Tecnologias Aplicadas à Educação na Saúde da Funesa, Eneida Ferreira, aproximadamente 200 enfermeiros estão aptos a prestar atendimento por meio da plataforma. “A Funesa credenciou profissionais qualificados para atender casos de síndromes gripais e dengue em crianças e adolescentes. Atualmente, 22 enfermeiros estão em atividade, garantindo suporte remoto diário, inclusive nos feriados”, destacou.

Ainda segundo a coordenadora, o serviço proporciona mais segurança para as famílias, permitindo que os responsáveis saibam quando é possível cuidar da criança em casa ou quando há necessidade de buscar atendimento presencial. “Nosso objetivo é garantir um cuidado correto e seguro no domicílio, evitando deslocamentos desnecessários. Quando há necessidade de atendimento presencial, o responsável recebe a orientação adequada sobre a unidade de saúde mais próxima e indicada para o caso”, afirmou.

Aprovação de usuários
A auxiliar administrativa Dayane Nunes, mãe de uma pré-adolescente de 13 anos, aprovou a plataforma após utilizá-la para obter informações sobre a saúde da filha. “Eu quis conhecer o serviço e entrei em contato para saber como funcionava. No momento, minha filha não estava sentindo nada, mas ela havia apresentado sintomas gripais que evoluíram para uma virose. A enfermeira me explicou tudo direitinho, o que evitar e como proceder em situações futuras”, relatou.

Ainda de acordo com Dayane, a teleorientação é uma alternativa segura para reduzir idas desnecessárias ao hospital. “O atendimento foi muito bom. Como já fiz o cadastro, caso minha filha volte a sentir algo, posso entrar em contato direto com a equipe para evitar exposição em locais movimentados. Gostei bastante da experiência”, concluiu.

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