A temática da saúde mental tem sido cada vez mais discutida em todos os espaços, especialmente neste mês, com o Setembro Amarelo, campanha que é um marco na conscientização e cuidado do assunto. Alinhada a essa importante iniciativa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), implementou o Centro Integrado de Referência em Atenção à Saúde do Trabalhador (Cirast), que oferece o suporte especializado, com serviços direcionados para o bem-estar psicológico dos agentes de segurança do estado.
Os servidores da SSP podem solicitar atendimento em psiquiatria, psicologia, fisioterapia e nutrição nas seis clínicas conveniadas ao Cirast, sendo cinco em Aracaju e uma em Itabaiana. Os atendimentos são destinados não apenas aos servidores das secretarias, mas também do Corpo de Bombeiros e das polícias Científica, Civil e Militar de Sergipe. Enquanto esses servidores são atendidos nas clínicas conveniadas, seus familiares (cônjuges e filhos de 18 a 25 anos) também podem receber atendimento no Cirast.
Dessa forma, a SSP fortalece as ações de valorização em uma pasta que envolve situações frequentes de alto risco. Esse ponto é reforçado pela coordenadora do Cirast, Iolanda Aragão. “Privilegiamos a saúde mental porque é uma questão significativa nos dados de afastamento dos servidores. E hoje os níveis de estresse fazem parte da sociedade em geral. A ferramenta de trabalho dos operadores de segurança pública muitas vezes é uma arma, tendo contato direto com a violência. Para além da capacitação e da formação profissional, é importante que esse servidor tenha condições de saúde mental”, pontuou.
O Cirast foca em atendimentos individuais, conduzindo de maneira humanizada cada acolhimento desde o início. Segundo o psicólogo Eliel Rodrigues, que atende na instituição, a abordagem vem gerando impacto significativo em toda uma cadeia. “Toda intervenção é feita em equipe de acordo com demandas que são apresentadas. Temos muitos relatos dos usuários evidenciando melhorias, e de pessoas que convivem com os usuários comemorando os avanços no trabalho e na família. Ou seja: o trabalho gera repercussão em várias frentes”, exalta.
A base dos atendimentos do Cirast é a de modelos de atenção em saúde de baixa complexidade. O atendimento aos servidores da SSP é focado nos cuidados preventivos e na promoção de melhores condições de trabalho e de saúde para os funcionários. Assim é garantido um serviço eficaz e rápido, atendendo às necessidades específicas e sendo fundamental no suporte à saúde mental desses profissionais.
Este trabalho tem repercutido positivamente entre os servidores. Uma profissional da SSP – que prefere não se identificar – exaltou a importância das ações. “Lidar com as exigências diárias de estar sempre bem é um desafio constante, especialmente em uma profissão tão intensa e cheia de pressões. Esse suporte nos ajuda a manter o equilíbrio emocional necessário para desempenhar nossas funções com excelência, o que reflete diretamente na qualidade do serviço prestado à sociedade”, destacou.
Dados de atendimentos
De janeiro a julho de 2024, já foram realizados mais de 8 mil atendimentos de servidores em clínicas credenciadas, além dos mais de 711 atendimentos internos no Cirast – com prioridade às famílias. Esse número representa um aumento em relação a julho a dezembro de 2023, quando foram registrados 3.125 serviços de acolhimento. Segundo Iolanda, isso justifica-se por dois motivos: “A divulgação, já que divulgamos as informações maciçamente dentro das nossas possibilidades; e os processos de adoecimento que têm se revelado, com os servidores tendo consciência tanto de sinais mais leves, quanto de sintomas de adoecimento”.
O Cirast passou recentemente por obras completas, sendo reinaugurado no último mês de abril, com investimento de R$ 4 milhões. O novo Centro Integrado de Referência em Atenção à Saúde do Trabalhador da SSP funciona na Avenida Pedro Calazans, 737, Centro de Aracaju. O servidor pode entrar em contato com o órgão pelo telefone 79 3213-1267 ou pelo WhatsApp 79 98853-5582, e informar qual a necessidade para receber um atendimento direcionado.
Os recursos para a execução dessas iniciativas são provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública, especificamente do Eixo Valorização Profissional da Segurança Pública, destinado aos estados brasileiros. Esses recursos são alocados de acordo com os Termos de Adesão 12/2019, 51/2021 e 51/2022, firmados entre a SSP e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
ASN