O advogado sergipano Fausto Leite, de 52 anos, teve R$ 500 mil apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante uma blitz na BR-116, em Feira de Santana, Bahia. Fausto, que estava dirigindo de volta para Sergipe após sair do Rio de Janeiro, foi abordado pelos agentes da PRF, que perceberam seu nervosismo durante a inspeção. O dinheiro foi encontrado em uma mala no veículo.
Segundo a PRF, ao ser questionado sobre a origem do dinheiro, Fausto forneceu justificativas que foram consideradas vagas e contraditórias, mencionando ora que os valores eram provenientes da venda de um imóvel, ora que se tratava de honorários advocatícios. No entanto, Fausto contestou essa versão, afirmando que em nenhum momento mencionou a venda de um imóvel e que o dinheiro era, de fato, honorários advocatícios.
Após prestar depoimento sobre o caso, Fausto Leite foi liberado pela Polícia Federal, mas o caso continua sendo investigado.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Sergipe (OAB/SE), Danniel Alves Costa, informou que a subseção da OAB em Feira de Santana foi acionada para prestar assistência ao advogado. Além de atuar na advocacia, Fausto Leite é jornalista, professor universitário de direito e já foi superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) entre 2021 e 2023. Atualmente, ele também é presidente do partido Republicanos em Aracaju.
NOTA: Republicanos-Sergipe vem a público esclarecer os fatos recentemente divulgados por alguns veículos da imprensa local acerca de um advogado detido, cuja tentativa de vinculação ao processo eleitoral de Sergipe é leviana e infundada.
Esclarecemos que o Republicanos-Sergipe repudia veementemente qualquer tentativa de associar este incidente ao nosso processo eleitoral. Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a ética e a legalidade em todas as nossas ações.
Republicanos-Sergipe nunca teve, e jamais terá, qualquer conduta que pudesse comprometer a integridade de nossos processos e princípios.
Mantemo-nos firmes no propósito de contribuir para o desenvolvimento de Sergipe, sempre pautados pelos valores da honestidade e do respeito à justiça. Reiteramos nossa confiança nas instituições responsáveis pela apuração dos fatos.