Pular para o conteúdo

TRE-SE cancela mais de 42 mil títulos de eleitor por ausência nas eleições

Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizou o cancelamento de 42.599 títulos de eleitor devido à ausência dos votantes nas últimas três eleições consecutivas. O prazo para regularização da situação eleitoral se encerrou em 19 de maio. Dos 44.801 eleitores que se encontravam em situação irregular em todo o estado, apenas 1.786 conseguiram regularizar seus títulos a tempo, representando uma pequena parcela de 3,99%. Outros 274 eleitores foram dispensados do cancelamento por se enquadrarem em categorias de voto facultativo.

Em números absolutos, Aracaju foi o município com o maior número de títulos cancelados, totalizando 12.475. Outras cidades sergipanas também registraram um volume significativo de cancelamentos, como Nossa Senhora do Socorro (2.759), Estância (1.717) e Itabaiana (1.539). A faixa etária com o maior índice de títulos cancelados é a de 25 a 39 anos, e o levantamento do cadastro eleitoral revelou que a maioria dos eleitores afetados possui ensino fundamental incompleto (46,91%).

O cancelamento do título de eleitor acarreta diversas consequências para o cidadão, impedindo-o de exercer direitos como votar, obter passaporte, tomar posse em cargos públicos e renovar matrícula em instituições de ensino superior públicas. Para verificar sua situação eleitoral, o eleitor pode acessar o site oficial do TRE-SE ou comparecer a um Cartório Eleitoral.

Ultimas notícias

Falcon conquista o bicampeonato sergipano Sub-20 A1 e garant...
Interpol inclui Deputada Federal Carla Zambelli em lista de ...
Jair Bolsonaro diz que enviou R$ 2 milhões para que filho nã...
Aposentados e pensionistas de Sergipe têm novo serviço para ...
Pré-candidato a presidência do Brasil diz que concederia ind...
Fortuna de Elon Musk despenca US$ 28,3 bilhões após queda na...