Mortes foram registradas entre os dias 22 e 23 de abril no Copemcan; causas ainda estão sendo apuradas pelo IML.
Três detentos do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), localizado em São Cristóvão, morreram entre os dias 22 e 23 de abril, conforme informações confirmadas pela Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa do Consumidor (Sejuc) nesta sexta-feira (25).
O primeiro caso ocorreu na manhã da última terça-feira (22), quando um interno de 51 anos sofreu um mal súbito durante uma partida de futebol com outros detentos. A equipe médica da unidade foi acionada, mas o homem não resistiu, vindo a óbito no local.
Já na manhã de quarta-feira (23), por volta das 6h20, outro custodiado, de 78 anos, foi encontrado morto dentro de sua cela. De acordo com a Sejuc, ele havia apresentado mal-estar. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e constatou o falecimento.
Ainda no mesmo dia, um terceiro detento, de 48 anos, foi achado sem vida na enfermaria da unidade. Ele estava em acompanhamento médico devido a um histórico de tentativa de suicídio.
A Sejuc informou que o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para remover os corpos e realizar os procedimentos de perícia técnica, que devem determinar as causas oficiais das mortes. A secretaria reforça que está acompanhando os casos e seguirá com os trâmites legais.