A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o 6º Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. O estudo revelou que apenas três municípios de Sergipe apresentam alto índice de infestação: Simão Dias (6,0), Moita Bonita (4,1) e Itabaiana (4,1). Outros 31 municípios estão em médio risco, enquanto 40 aparecem com baixo risco.
A gerente de endemias da SES, Sidney Sá, destacou a importância de ações de combate, especialmente diante das altas temperaturas e chuvas pontuais. “É fundamental que gestores municipais identifiquem e combatam criadouros do mosquito, uma vez que são a origem do vetor que transmite dengue, zika e chikungunya”, alertou. Entre as medidas recomendadas estão o uso do carro fumacê e o envolvimento da população para eliminar recipientes com água parada.
Além de reforçar ações preventivas, a SES orienta que a população fique atenta aos sintomas de infecções causadas pelo Aedes aegypti, como febre, dores no corpo e de cabeça. Em casos mais graves ou persistentes, é fundamental buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
#CombateAoAedes #Dengue #SaúdePública #Sergipe