O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificou o tom em relação ao conflito na Ucrânia nesta terça-feira (27), ao afirmar que o presidente russo, Vladimir Putin, estaria “brincando com fogo”. A declaração do político americano ocorre em um momento de crescente tensão, após bombardeios russos de grande escala no país vizinho durante o último fim de semana.
Em uma publicação online, Trump expressou de forma contundente sua avaliação sobre as ações de Putin. “O que Vladimir Putin não entende é que, se não fosse por mim, muitas coisas realmente ruins já teriam acontecido com a Rússia — e quero dizer REALMENTE RUINS. Ele está brincando com fogo!”, escreveu o ex-presidente, que já se referiu ao líder russo como “louco”.
A resposta de Moscou não demorou a chegar. Horas após a mensagem de Trump, um dos principais nomes da segurança do Kremlin, Dmitry Medvedev, utilizou suas redes sociais para comentar a situação. Em sua manifestação, Medvedev citou diretamente o cenário de uma possível Terceira Guerra Mundial, evidenciando a escalada da preocupação russa em relação às declarações de Washington.