Pular para o conteúdo

TSE legitima candidatura de Ana Helena e confirma sua vitória na disputa pela Prefeitura de Aquidabã

Compartilhe

TRE-SE será comunicado com urgência para assegurar a diplomação da prefeita eleita

Em uma decisão significativa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da ministra Isabel Galotti, deferiu nesta quinta-feira, 14 de novembro, o recurso que validou a candidatura de Ana Helena de Dr. Mário (UB) como vencedora legítima das eleições municipais de 2024 em Aquidabã.

A medida ordena que o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) seja imediatamente comunicado, garantindo, assim, a diplomação da prefeita eleita. Ana Helena conquistou a vitória com expressivos 8.651 votos, o que representa 61,06% dos votos válidos, em 6 de outubro de 2024, e aguardava a definição sobre a contestação de sua elegibilidade.

Contexto da Contestação

A candidatura de Ana Helena foi alvo de contestação devido a uma alegada inelegibilidade reflexa, que dizia respeito à sua relação de filiação socioafetiva com os avós maternos. Estes têm laços de parentesco com a atual primeira-dama, que, por sua vez, é esposa do prefeito Francismário Lucena. Segundo o artigo 14, § 7º da Constituição Federal, é vedada a candidatura de parentes próximos de chefes do Executivo na mesma jurisdição, como forma de promover a alternância de poder e prevenir o nepotismo político.

Decisão do TSE

O TSE, no entanto, entendeu que a situação não comprometia os preceitos constitucionais e que Ana Helena cumpria os requisitos necessários para assumir o cargo, afastando assim a inelegibilidade contestada. A ministra Isabel Galotti destacou que a decisão busca respeitar a vontade soberana dos eleitores, mantendo a continuidade administrativa no município.

Essa determinação reforça a legitimidade do processo eleitoral em Aquidabã e confirma a liderança de Ana Helena como a próxima prefeita, refletindo o resultado democrático das urnas e garantindo estabilidade política para o período que se inicia.

Ultimas notícias

Quais são os riscos do consumo exagerado de energético?
Confira as previsões para seu signo com o horóscopo do dia 0...
EMPRESÁRIA JACIARA MACHADO ACIONA JUSTIÇA APÓS SER ALVO DE O...
Onze pessoas morrem em acidente na região da Chapada Diamant...
MPF pede condenação do Estado de Sergipe
Moradora denuncia abandono da Praça João Fagundes em Itabaia...