UFS Abre Concurso com 11 Vagas para Professor Efetivo e Reserva Inédita de 30% para Negros
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) lançou um concurso público para professor efetivo com um total de 11 vagas distribuídas entre diversas áreas do conhecimento. As inscrições seguem abertas até o dia 15 de maio, oferecendo oportunidades nos cursos de enfermagem, medicina, terapia ocupacional, arquitetura e urbanismo, farmácia, história, letras libras, psicologia, letras e teatro.
Este concurso marca um momento histórico para a UFS, pois é o primeiro edital da instituição a reservar 30% das vagas (três oportunidades) para candidatos negros, em conformidade com a Lei 12.990/2014. Anteriormente, a reserva era de 20%. Além disso, o edital prevê a reserva de 5% das vagas (uma oportunidade) para pessoas com deficiência. Essa medida atende a um acordo judicial firmado entre a UFS, a Justiça Federal e o Ministério Público Federal.
Para concorrer às vagas reservadas, os candidatos negros deverão se autodeclarar pretos ou pardos no ato da inscrição, seguindo os critérios de cor e raça utilizados pelo IBGE. A veracidade dessa autodeclaração será avaliada por uma comissão designada pela UFS, com a presença obrigatória do candidato. Os interessados em participar do concurso devem realizar a inscrição dentro do prazo estipulado e ficar atentos às demais informações e etapas do processo seletivo divulgadas pela UFS.
As datas, horários, locais de realização e comissões examinadoras poderão ser divulgados a partir da publicação da Relação Definitiva de Inscritos, sendo que o início das provas deverá ser realizado até 12 de outubro de 2025. Confira o edital completo.