Pular para o conteúdo

União Europeia suspende compra de frango brasileiro

Compartilhe

Alerta na Avicultura: União Europeia Suspende Importações de Frango do Brasil Após Decisão da China

Além da China, a União Europeia (UE) também suspendeu as compras de carne de frango brasileira. A confirmação foi feita pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ao Broadcast Agro. A medida de autoembargo é automática e prevista no protocolo de exportação de frango acordado entre o Brasil e o bloco europeu, sendo acionada após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em plantel comercial no Brasil, anunciado anteriormente pelo Ministério da Agricultura.

A União Europeia é um dos dez principais destinos do frango brasileiro, representando cerca de 7% do volume total exportado pelo país. Em 2024, o Brasil exportou 229,984 mil toneladas de carne de frango para os 27 países da UE, totalizando US$ 655,320 milhões em embarques.

O ministro Carlos Fávaro informou que o Brasil está negociando com o bloco europeu a regionalização do protocolo. O objetivo é que as suspensões de exportação se restrinjam à região do foco detectado, em um raio de 10 quilômetros, ou, no máximo, ao estado do Rio Grande do Sul.

“Desde o primeiro foco de gripe aviária em aves silvestres há dois anos, intensificamos a revisão do protocolo com diversos países. Com alguns países, ainda não foi concluído. É possível que consigamos essas mudanças, comprovando que outras regiões não têm risco de foco e, com isso, liberação dos embarques das demais regiões”, declarou o ministro em entrevista ao Broadcast Agro.

Ultimas notícias

Itaporanga d’Ajuda lança programação do São João 2025 com ma...
Bombeiros salvam bebê engasgado em Nossa Senhora do Socorro
Festival da Mandioca 2024 anuncia programação com Wesley Saf...
Confira as previsões para seu signo com o horóscopo do dia 1...
Empresa Torre assume coleta de lixo em Itabaiana a partir de...
Insatisfação Geral: ouvintes criticam IGUÁ Saneamento por at...