Alerta na Avicultura: União Europeia Suspende Importações de Frango do Brasil Após Decisão da China
Além da China, a União Europeia (UE) também suspendeu as compras de carne de frango brasileira. A confirmação foi feita pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ao Broadcast Agro. A medida de autoembargo é automática e prevista no protocolo de exportação de frango acordado entre o Brasil e o bloco europeu, sendo acionada após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em plantel comercial no Brasil, anunciado anteriormente pelo Ministério da Agricultura.
A União Europeia é um dos dez principais destinos do frango brasileiro, representando cerca de 7% do volume total exportado pelo país. Em 2024, o Brasil exportou 229,984 mil toneladas de carne de frango para os 27 países da UE, totalizando US$ 655,320 milhões em embarques.
O ministro Carlos Fávaro informou que o Brasil está negociando com o bloco europeu a regionalização do protocolo. O objetivo é que as suspensões de exportação se restrinjam à região do foco detectado, em um raio de 10 quilômetros, ou, no máximo, ao estado do Rio Grande do Sul.
“Desde o primeiro foco de gripe aviária em aves silvestres há dois anos, intensificamos a revisão do protocolo com diversos países. Com alguns países, ainda não foi concluído. É possível que consigamos essas mudanças, comprovando que outras regiões não têm risco de foco e, com isso, liberação dos embarques das demais regiões”, declarou o ministro em entrevista ao Broadcast Agro.