Unicef reconhece Itabaiana internacionalmente por avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes

Compartilhe

O selo vem coroar um trabalho desenvolvido em conjunto entre as secretarias de educação, saúde e desenvolvimento social.

Pela 5ª vez consecutiva, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, o unicef, reconheceu Itabaiana por seus avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. A cerimônia de entrega do Selo Unicef aconteceu nesta terça-feira, 10, no município de Salgado. O selo vem coroar um trabalho desenvolvido em conjunto entre as secretarias de educação, saúde e desenvolvimento social.

De acordo com Adailton Sousa, prefeito de Itabaiana, para chegar a estes resultados, o município se empenhou em cuidar bem da primeira infância e da adolescência. “Nós melhoramos a educação, investimos na saúde de meninas e meninos, protegemos crianças e adolescentes da violência e buscamos  garantir a proteção social às famílias vulneráveis. Tudo isso fruto de um trabalho em conjunto com a missão de cuidar cada vez mais das nossas crianças e dos nossos adolescentes”, disse Adailton.

whatsapp-image-2024-12-10-at-23-48-43_d1166a98a1c33f3826feb9cd.jpeg

Segundo Wilmarques Santos, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Selo é um reconhecimento internacional concedido pelo Unicef. “Significa dizer que Itabaiana é um dos municípios brasileiros que mais avançaram na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Somos referência em políticas públicas em Sergipe e em nosso país. 

“Estamos celebrando as cidades que mais melhoraram em relação à situação em que elas estavam em 2021. O UNICEF comemora esse avanço de cidades em regiões vulneráveis que conseguiram tirar o atraso e melhorar mais. Com o apoio do UNICEF, esses municípios conseguiram trazer mais eficiência para a sua gestão em diferentes áreas ligadas aos direitos da infância e adolescência, passando a cumprir de forma mais eficiente o que já é um dever do poder público”, explica Youssouf Abdel-Jelil, Representante do UNICEF no Brasil.  

Uma das metas alcançadas foi o aumento da cobertura vacinal. No Brasil, de 2020 a 2023, a cobertura da tríplice Viral aumentou em 2,6%, já Itabaiana aumentou em mais de 17%, ficando acima da média nacional. “O nosso trabalho de imunização saiu das unidades de saúde e adentrou escolas e outros equipamentos públicos, a fim de garantir a imunização das nossas crianças. E o resultado veio: aumentamos a cobertura vacinal, protegendo as nossas crianças, impedindo que doenças cheguem até elas”, disse José Suelton, Secretário Municipal de Saúde. 

Outro indicativo avaliado pelo Unicef é a redução do abandono escolas, certificando que Itabaiana reduziu acima da média nacional (Brasil: redução de 38%; Itabaiana: redução acima de 47%).  “Esse selo é um compromisso com as nossas crianças e adolescentes. No setor da educação, a gente desenvolve inúmeras ações como a busca ativa de escolas, indo nos ambientes familiares conversar sobre a importância da permanência da criança na escola” disse Daniela Machado, Secretária de Educação. 

Ultimas notícias

Talita Ribeiro: uma luta contra um câncer raro
Surto Viral na China preocupa Organização Mundial de Saúde
Governo e SSP inauguram nova sede do 8º BPM e entregam 34 mo...
Acidente com vítima fatal na Rota do Sertão
Prefeitura de Aracaju deve 63 milhões reais para Torre
Horóscopo do dia 05 de janeiro de 2025: Confira as previsões...