Valmir de Francisquinho e General André Luiz Aguiar discutem implantação do Tiro de Guerra para formação de jovens em Itabaiana

Compartilhe

Atualmente, cerca de 250 cidades brasileiras possuem seções de Tiro de Guerra (TG)

O prefeito eleito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, se reuniu nesta terça-feira, 26, com o General André Luiz Aguiar, comandante da 6ª Região Militar do Exército Brasileiro, para discutir a possibilidade de implantação de uma seção de Tiro de Guerra (TG) no município. O encontro foi um almoço promovido pelo Coronel Ricardo Pereira Barreto, comandante do 28º Batalhão de Caçadores.

As seções de Tiro de Guerra são unidades do Exército Brasileiro destinadas à formação de reservistas de segunda categoria, conhecidos como “atiradores”. Sua implantação ocorre por meio de uma parceria entre o Comando da Região Militar e os municípios, com o objetivo de promover instrução militar e fortalecer valores cívicos, disciplina e patriotismo entre os jovens brasileiros.

De acordo com o General Aguiar, a instalação de um TG em um município pode gerar diversos impactos positivos, tanto no aspecto social quanto na segurança pública, uma vez que auxilia na formação cidadã e moral de jovens. “Além disso, é um ambiente de oportunidade para jovens que poderão contar com a primeira experiência sobre treinamento, liderança e trabalho em equipe. Outro aspecto positivo do TG é o fortalecimento do sentimento de segurança, já que a presença de uma unidade ligada ao exército inibe atos de violência e reduz índices de criminalidade”, explicou.

Durante a reunião, Valmir destacou a importância de um TG para Itabaiana. “Com a chegada do Exército, iremos formar cerca de 50 reservistas por ano, desenvolvendo neles novas habilidades e contribuindo com o futuro”.

O próximo passo será a realização de estudos técnicos e a avaliação de infraestrutura disponível no município. Atualmente, cerca de 250 cidades brasileiras possuem seções de Tiro de Guerra.

Ao final do almoço, Valmir foi condecorado pelo General como forma de agradecimento pela abertura e interesse em receber a unidade. “Em breve estaremos o recebendo em Itabaiana para que ele conheça as belezas da nossa terra, da nossa gastronomia e a hospitalidade do nosso povo”, concluiu Valmir.

Também participaram do encontro o Secretário de Cultura Antônio Samarone e o vereador Vaguinho de Vado.

Ultimas notícias

Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Homem pede para ser preso após agredir esposa
Deso anuncia investimento de R$ 83,6 milhões no abasteciment...
Adolescente confessa matar dois homens a facadas e é interna...
Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto