“Tadala Mania”: Venda de Remédio para Disfunção Erétil Cresce 2000% em Uma Década no Brasil
Um levantamento revela um crescimento impressionante na venda de tadalafila no Brasil. Em apenas dez anos, a comercialização do medicamento para disfunção erétil aumentou quase 20 vezes. Para ilustrar a dimensão desse crescimento, a cada um comprimido vendido há uma década, hoje são 20. Somente em 2024, foram comercializadas 64 milhões de unidades do medicamento, um recorde histórico.
Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda da Metbala, uma goma à base de tadalafila que estava sendo promovida por um influenciador. Esse produto é um exemplo do “hype” que impulsionou o interesse pela “tadala” no país, especialmente através das redes sociais. Na internet, o medicamento ganhou fama como um recurso para “turbinar” o sexo, com promessas infundadas de aumento peniano.
A tadalafila, um medicamento utilizado para tratar a disfunção erétil desde os anos 2000, surgiu como uma alternativa à sildenafila (Viagra), oferecendo ação prolongada e menos efeitos colaterais. Nos últimos anos, deixou de ser um tabu para se tornar um destaque nas prateleiras das farmácias, com vendas em patamares recordes. Os dados da Anvisa, a pedido do g1, mostram um salto de 3 milhões de unidades vendidas em 2015 para as já mencionadas 64 milhões em 2024.
É importante ressaltar que esses números se referem apenas aos medicamentos à base de tadalafila produzidos por grandes farmacêuticas, não incluindo o mercado de medicamentos manipulados, o que sugere que o volume total de consumo pode ser ainda maior.
As redes sociais desempenharam um papel crucial nesse aumento. Milhares de vídeos de jovens e adolescentes compartilham experiências com o uso da “tadala” antes de encontros, independentemente do gênero, e, em alguns casos, diariamente. O medicamento se popularizou a ponto de virar música, com versos como: “sabe qual é o segredo para aguentar a noite todinha? Tadalafila”.
A facilidade de acesso, já que a “tadala” é vendida sem retenção de receita, contribui para o alto volume de vendas nas farmácias. Especialistas estimam que cerca de 16 milhões de homens no Brasil sofram de disfunção erétil, e a popularidade do medicamento pode ter ajudado aqueles que tinham vergonha de procurar tratamento.
A disfunção erétil é definida como a dificuldade persistente em obter ou manter uma ereção suficiente para uma relação sexual satisfatória, diferenciando-se de episódios isolados de dificuldade.