Vereador Pastor Diego defende alteração na legislação ambiental para templos

Compartilhe

O parlamentar apontou que as atuais exigências são as mesmas aplicadas a casas de shows, sem considerar o papel fundamental das atividades religiosas na sociedade.

Em um pronunciamento na sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 17, o vereador Pastor Diego (União) destacou a necessidade urgente de revisão na legislação ambiental referente ao licenciamento ambiental de templos religiosos. O parlamentar apontou que as atuais exigências são as mesmas aplicadas a casas de shows, sem considerar o papel fundamental das atividades religiosas na sociedade.

Segundo Pastor Diego, a legislação precisa ser específica para templos religiosos, garantindo o direito constitucional à liberdade de crença e o livre exercício do culto. “Precisamos promover a alteração porque templo religioso e atividade religiosa têm que ter uma norma específica. Não se trata de atividades comerciais comuns”, argumentou.

De acordo com o vereador, o promotor de justiça ambiental, Eduardo Matos, presente em audiência pública anterior, reconheceu a necessidade de mudança na lei. “Após um amplo debate e o envolvimento das partes, um grupo de estudo foi formado para tratar do assunto e já concluiu o esboço inicial de um projeto que altera o código ambiental em Aracaju”, revelou.

Ele antecipa que a referida propositura também contará com a participação social. “Nos próximos dias iremos divulgar esse projeto aos pares e entidades para que possamos chegar a uma minuta que atenda os interesses da cidade e assegure a liberdade religiosa sem perseguição ou intimidação”, afirmou o vereador.

Pastor Diego destacou que muitos templos religiosos não conseguem atender os requisitos do licenciamento ambiental simplificado, criando um impasse que, segundo ele, é agravado por casos de intolerância religiosa disfarçados de denúncias de poluição sonora e perturbação do sossego.

“Devemos tratar o tema levando em consideração diversas perspectivas, porque temos aí um bem maior, a liberdade de crença. Ela é sagrada por se tratar de um direito fundamental. A realidade é que, também, dentro da sociedade, infelizmente, há um racismo religioso”, pontuou.

Travessa Canaã

Além da pauta ambiental, o vereador também registrou a aplicação de suas emendas impositivas para a recuperação asfáltica da Travessa Canaã, no bairro Suíssa. Ele agradeceu à Prefeitura de Aracaju pela execução das obras, que trouxeram melhorias na mobilidade urbana da região. “Quero agradecer por trazer essa qualidade e essa melhoria para a comunidade. Essa conquista é fruto de um trabalho contínuo e da somação de esforços com nosso mandato”, declarou.

Ultimas notícias

Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Homem pede para ser preso após agredir esposa
Deso anuncia investimento de R$ 83,6 milhões no abasteciment...
Adolescente confessa matar dois homens a facadas e é interna...
Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto