Pacientes celebram a vida em encontro de Natal da Onco Hematos

Redação, 18 de Dezembro, 2019


Encerrar o ano celebrando a vida, comemorando vitórias e conquistas. Esse foi o sentimento de todos que participaram da festa de Natal da Onco Hematos, que aconteceu na tarde da última sexta-feira, 13, e reuniu pacientes, familiares e ex-pacientes. A tarde foi animada pelo coral da AACASE, pela banda Kalango Love e pela tradicional brincadeira do amigo roubado. Durante a confraternização, alguns pacientes e ex-pacientes fizeram questão de registrar a alegria que o encontro natalino proporcionou.

A psicóloga Viviana Aragão deu início a sua fala discursando acerca da importância de viver as situações, alegou que no decorrer desse ano pôde identificar manifestação de desejo da sociedade de que o ano acabasse logo e frisou que as pessoas talvez não entendam que quanto mais se pede para o tempo passar, menos realmente está desfrutando da vida. Ela destacou que o paciente em tratamento e sua família encontram-se em outro movimento, que é oposto ao da sociedade em geral, visto que eles ressignificam a todo instante a sua vida e valorizam os momentos, até os mais difíceis. Por fim, acrescentou que o momento natalino da instituição consolida ainda mais as relações construídas dentro do processo de doença e do tratamento.

"No decorrer do ano estivemos ao lado do paciente e a família frente ao processo de doença e tratamento. Para que hoje, na confraternização de encerramento do ano, possamos celebrar as dificuldades enfrentadas, as nossas vitórias e renovar a esperança”, afirmou a psicóloga, destacando também o trabalho de dedicação e destreza dos demais da equipe, recepção, enfermagem e farmácia", disse a psicóloga.

A paciente Vanessa Souza, disse que não perde um evento promovido pela Onco, e aproveitou para dizer a todos que considera a equipe da Clínica sua família. “Aqui a gente encontra vida, vida de verdade, pessoas que cuidam e renovam suas forças a cada dia pra lhe ver de pé. Agradeço a todos, desde o pessoal da portaria, limpeza, recepção, equipe de enfermagem, médicos. Eu considero todos minha família e vamos permanecer assim lutando, vivendo um dia de cada vez e não desistir jamais”, concluiu desejando a todos um feliz natal.

A oncologista da Onco, Erijan Andrade, ressaltou que esse momento é muito especial não só para o paciente, mas também para a equipe. “É um fechamento do ano, é hora de comemorar, de integrar a equipe, os pacientes e os familiares. E eles até trazem pacientes de outras clínicas, esse momento é muito importante porque a gente se vê longe da sala de quimioterapia. Uma oportunidade de conversar amenidades e conhecer melhor os parentes dos pacientes”, explicou a oncologista que considerou o ano bastante positivo destacando a recertificação da ONA e no decorrer do ano continuar trabalhando pra conseguir a certificação internacional.

Ao ser orientado por um médico a procurar a Onco Hematos, Artemio Barreto disse que encontrou na Clínica um ambiente muito bom. “Aqui eu descobri que a vida não é como a gente espera, mas como ela tem que ser, isso me ajudou muito e daí pra cá eu conclui meu tratamento, mas continuo vindo aqui participar, abraçar a equipe que é maravilhosa e isso ajuda no tratamento. Então eu só tenho que aplaudir”, afirmou.

A gerente administrativa da clínica, Adriana Chaves, agradeceu a presença de todos e aproveitou para compartilhar a notícia da recertificação nível 3 da clínica pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). “Essa conquista é de todos nós e é a prova da nossa preocupação com a segurança e agradecemos essa conquista a toda equipe da Onco”, finalizou desejando a todos um feliz natal e colocando a Clínica e a equipe à disposição de todos.

Ascom/Onco Hematos

O que você está buscando?