Coluna na Tribuna Política

Redação, 02 de Fevereiro , 2020 - Atualizado em 02 de Fevereiro, 2020

Coluna 2.2.20

Aracaju

Na última sexta-feira, 31, o delegado Paulo Márcio assinou filiação no Partido da Democracia Cristã (DC) e de quebra lançou sua pré-candidatura à Prefeitura de Aracaju. O ato aconteceu no auditório do Hotel Jangadeiro, no centro da capital. O ex-deputado federal, Mendonça Prado, e o deputado estadual Gilmar Carvalho prestigiaram a solenidade.

Aracaju I

O fato curioso na filiação do delegado ao DC foi a presença do deputado Gilmar Carvalho. O parlamentar anuncia aos quatro cantos da cidade que pretende disputar a Prefeitura de Aracaju. Será que Gilmar foi angariar aliados ou tentar compor chapa? Ficou uma dúvida no ar.

Aracaju II

Quem também pretende concorrer ao cargo de prefeito da capital é o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe, Henri Clay. O advogado disputou no último pleito a vaga para o senado e teve uma votação considerável em Aracaju. Agora, falta ao jurista escolher a sigla partidária. Até o momento já recebeu convite do PT, PCdoB e do PSOL.

Aracaju III

Marcio Macedo, que é pre-candidato a prefeitura de Aracaju, partiu para o ataque à gestão do atual prefeito Edvaldo Nogueira. “A cidade inteligente, humana e criativa não passa de peça de marketing de Edvaldo Nogueira”. 

Aracaju IV

Quem tem demonstrado vontade de participar da disputa eleitoral é a competente delegada Georlize Teles. Filiada ao Democratas, Georlize se destaca pela competência,  seriedade e humildade. É mais um bom nome para a corrida eleitoral em Aracaju.

Pesquisa

Após pesquisa eleitoral, o grupo liderado pelo senador Alessandro Vieira referendou o nome da delegada Danielle Garcia como pré-candidata a prefeita de Aracaju. A pesquisa, realizada pela Certa Consultoria e Pesquisa, coloca a delegada na dianteira da corrida eleitoral com leve vantagem para o atual prefeito Edvaldo Nogueira.

Pesquisa I

A pesquisa foi realizada de 27 a 30 de janeiro sendo entrevistadas 704 pessoas, em 39 bairros. A margem de erro é de 3,75 pontos percentuais, com índice de confiança de 95%. Danielle aparece em primeiro com 21,88%, seguida por Edvaldo Nogueira 21,31%, Não Sabem/nenhum 17,33%, Valadares Filho 12,50%, Gilmar Carvalho 11,36%, Branco/nulo 10,37%, Almeida Lima 1,70%, Márcio Macêdo 1,42%, Rodrigo Valadares 1,14% e Henry Clay 0,99%.

Pesquisa II

Ainda de acordo com a consulta, o atual gestor da capital seria derrotado, em um eventual 2º turno, pelas mulheres. Se a disputa fosse contra Danielle Garcia o cenário seria 40,20% para a delegada e 30,11% para Edvaldo. Caso a concorrente seja a vereador Emília Côrrea os números seria 36,22% para Emília e 32,39 para o prefeito. Em outro cenário, Edvaldo teria empate técnico contra o deputado estadual Gilmar Carvalho, onde ambos teria 32,24%.

Socorro

O deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania) lançou no último sábado, 1º de fevereiro, sua pré-candidatura à prefeito de Nossa Senhora do Socorro. O evento aconteceu no conjunto Albano Franco.

Socorro I

A conversa que circula pelos grupos de WhatsApp é que o vereador Vagnerrogeris, que foi o mais votado na eleição de 2016, possa ser o vice-prefeito pela chata do deputado.

Polêmica

O cantor Kaelzinho Ferraz se envolveu em uma grande polêmica na última quinta-feira, 30, ao encerrar o SETV 1ª edição, da Tv SERGIPE, cantando a música Cracudo, que faz referência ao uso do crack para esquecer a mulher amada. O vídeo teve repercussão nacional e o músico tratou de gravar um vídeo se desculpando.

Campo do Brito

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, tomou café com toda oposição do município de Campo do Brito. Além de palavras de incentivo, Valmir mostrou que juntos podem derrubar o atual prefeito da cidade, Marcel Souza.

 Capela 

Não convidem para mesma festa, a prefeita de Capela, Silvany, o prefeito de Ilha das Flores, Cristiano Cavalcante e o cantor Tony Sales,  do Parangolé. Rolou uma confusão grande devido o atraso da banda ao subir no palco. Silvany ficou chateada e junto seu atual marido trocou insultos com o músico.

Itabaiana

Quem tem demonstrado muita vontade para disputa da Prefeitura de Itabaiana é o empresário Edson Passos. Por onde passa, tem chamado a atenção do empresariado local pela postura e desempenho nas visitas políticas.

Mensagem:

Encontrou-se, em boa política, o segredo de fazer morrer de fome aqueles que, cultivando a terra, fazem viver os outros.”

Voltaire

 

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc