O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por intermédio da Defesa Civil Nacional, declarou situação de emergência no município de Nossa Senhora Aparecida em razão da estiagem. A publicação que oficializa o reconhecimento saiu no Diário Oficial da União na última terça-feira, 24.
Com a homologação federal, a prefeitura municipal passa a ter acesso a mecanismos de apoio financeiro e material para ações imediatas. Entre as medidas que podem ser solicitadas estão a distribuição de cestas básicas, abastecimento de água potável, kits de higiene e a contratação ou apoio a trabalhadores e voluntários envolvidos nas atividades de assistência à população afetada.
Os pedidos de ajuda devem ser apresentados por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Nesse sistema, os planos elaborados pela gestão local são submetidos à análise da equipe técnica da Defesa Civil Nacional, que avalia a conformidade das ações propostas antes de autorizar a liberação dos recursos solicitados.
O reconhecimento federal pela pasta responsável pela defesa civil estadualiza e agiliza o acesso a recursos emergenciais, condição considerada necessária diante das perdas e dificuldades geradas pela prolongada falta de chuvas no município. A medida busca permitir uma resposta mais rápida às necessidades básicas da população enquanto perdurar a situação crítica provocada pela estiagem.
Não foram divulgados na publicação detalhes adicionais sobre valores ou cronograma de repasse; a tramitação e eventual liberação dos recursos dependerão da avaliação técnica dos planos submetidos no S2iD.

O anúncio foi registrado no Diário Oficial da União na última terça-feira, 24, e parte das informações foi confirmada pelo Governo Federal.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →
