Com mais de 26 anos de experiência, Lysandro Borges destaca benefícios metabólicos e anti-inflamatórios do medicamento
O medicamento Mounjaro, conhecido popularmente pelo uso no emagrecimento, pode ter efeitos muito mais amplos no organismo. A avaliação é do médico e pesquisador Lysandro Borges, que possui PhD e mais de 26 anos de atuação na área de diabetes.
De acordo com o especialista, estudos recentes mostram que os análogos de GLP-1 estão promovendo benefícios clínicos importantes antes mesmo da perda de peso. Entre os impactos observados estão melhorias na artrose de joelho, com possível regeneração da cartilagem e ganho funcional, além da redução de eventos cardiovasculares, como infarto e AVC.
O médico também destaca efeitos positivos na proteção renal, com redução da proteinúria, e no fígado, com diminuição da gordura hepática e melhora das enzimas mesmo antes do emagrecimento. Em doenças inflamatórias, como a artrite psoriásica, há sinais de redução da inflamação sistêmica e melhora da atividade da doença.
“Não se trata apenas de um remédio para emagrecer, mas de um modulador metabólico sistêmico. O peso é uma consequência, não o principal mecanismo”, explica Lysandro Borges.
Apesar dos avanços, o especialista alerta que o uso deve ser feito com acompanhamento médico e não representa uma solução milagrosa. “É uma medicina baseada em evidências em evolução, com potencial de redefinir o tratamento de doenças crônicas inflamatórias”, conclui.
LEIA TAMBÉM
PF prende duas pessoas com R$ 500 mil em espécie em Nossa Senhora das Dores; ex-prefeito é apontado como alvo
17 de setValmir de Francisquinho garante passagem a R$ 3 na Grande Aracaju e defende legado em Itabaiana
16 de setReconhecimento Histórico: Hospital de Cirurgia homenageia Márcia Guimarães por liderança na reconstrução da instituição centenária
16 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

