Medida antecipa feriado de Tiradentes e altera funcionamento de órgãos estaduais; serviços essenciais seguem normalmente
O Governo do Estado publicou, nesta quinta-feira (16), o Decreto nº 1.427 que estabelece ponto facultativo na segunda-feira, 20 de abril de 2026, em todo o estado de Sergipe. A medida antecede o feriado nacional de Tiradentes, celebrado na terça-feira, 21, e altera o Decreto nº 1.333, de 30 de dezembro de 2025.
Com a decisão, diversos órgãos e serviços da administração estadual terão funcionamento alterado durante os dois dias. Permanecem em operação apenas os serviços considerados essenciais, como saúde, segurança pública e atendimentos de urgência.
Na Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa), o funcionamento será normal na segunda-feira, das 3h às 17h. Já na terça-feira, o horário será reduzido, das 3h às 15h.
Na área da saúde, unidades como o Cadi, Case e Caism não funcionarão nos dias 20 e 21. O Hemose terá atendimento no sábado (18), das 7h às 11h, dentro da programação do Sabadão Solidário, repetindo o mesmo horário na segunda-feira (20), e permanecerá fechado no feriado de terça-feira. Já os hospitais e o Samu 192 seguem operando normalmente.
Os serviços do Ipesaúde funcionarão apenas para atendimentos de urgência e emergência, com unidades específicas operando 24 horas, além de atendimentos odontológicos em horário reduzido.
As unidades do Ceac e o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) não funcionarão nos dias 20 e 21, retomando as atividades na quarta-feira (22). A Secretaria do Trabalho reforça ainda a realização de mutirões de emprego nos dias 17 e 18, em Aracaju e Pirambu.
Na área da segurança pública, os serviços emergenciais permanecem ativos, com funcionamento 24 horas dos atendimentos 190, 181 e 193, além das delegacias plantonistas.
O Detran/SE também suspenderá o atendimento nos dois dias, retomando normalmente na quarta-feira (22). Já o Banese funcionará normalmente na segunda-feira, exceto em Lagarto devido a feriado municipal, e estará fechado na terça-feira em todo o estado.
Na assistência social, não haverá expediente na Seasic durante o período. O Restaurante Popular Padre Pedro funcionará normalmente na segunda-feira, com alteração na terça-feira, quando haverá redução na oferta de refeições. Já o programa Prato do Povo funcionará apenas na segunda-feira.
A orientação geral é que a população se programe com antecedência para evitar transtornos durante o período de ponto facultativo e feriado prolongado.
LEIA TAMBÉM
Governo de Sergipe intensifica monitoramento da Barragem do Poxim e ações preventivas diante dos efeitos do El Niño
29 de outSergipe reforça transporte intermunicipal no feriado de Finados
29 de outThiago Freitas toca no Projeto Pôr do Sol da FM Sergipe com transmissão ao vivo
29 de outReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

