Pular para o conteúdo

Fogos de artifício: “É possível preservar tradições sem prejudicar vidas”, afirma Breno Garibalde

Compartilhe

Com o tema “Fogos sem barulho já”, a audiência contou com a presença de representantes de entidades

Na sexta-feira, 28, foi realizada na Câmara de Aracaju uma audiência pública de autoria do vereador Breno Garibalde para abrir o debate sobre o PL 135/2023, que proíbe o uso de fogos de artifício com estampido.

Com o tema “Fogos sem barulho já”, a audiência contou com a presença de representantes de entidades representantes de pessoas com autismo, da causa animal, dos comerciantes de fogos de artifício em Aracaju, e demais setores da sociedade.

“Esse projeto foi protocolado em 2023 e é muito importante trazer esse assunto a tona, ampliar o debate para que todas as camadas da população afetadas com essa situação sejam ouvidas e possam opinar na construção desse projeto de lei”, afirmou o vereador.

Para Breno, é possível preservar a tradição da soltura de fogos sem prejudicar tantas pessoas. “Recebo inúmeros relatos e registros de pessoas e animais que são afetados com a soltura de fogos com estampido e é um problema que precisa ser solucionado urgente! Estou muito esperançoso pela aprovação desse PL, e essa audiência está sendo realizada para ouvir a população e compôr esse projeto à muitas mãos”, concluiu o parlamentar.

A coordenadora da ONG Movimento Envolver-se, Suzilane Menezes, é uma mulher com espectro autista, mãe de uma adolescente com autismo e defende a aprovação do projeto de lei.

“Tenho autismo há 47 anos, e a questão do uso dos fogos de artifício para mim é um problema muito grande, porque me faz ficar trancada em casa. Há muitos anos que eu não sei o que é brincar São João nem São Pedro, por conta do uso desses fogos. Sou estudante de química e tenho conhecimento de que é possível fabricar fogos sem estampido. É necessário chegar em uma solução que seja favorável para todos, tanto os afetados com essa situação, quanto os fogueteiros”, declarou Suzilane.

Para a representante do Projeto Acolher, entidade defensora dos animais, Sandra Oliveira, a proibição do uso de fogos de artifício com estampido é a solução para a salvação da vida de muitos animais. “Festa boa, é onde todos possam participar. A inclusão é necessária. Os fogueteiros têm que vender seus produtos, mas eu enquanto protetora dos animais e tia de autista, também quero que o direito de meu sobrinho e de tantas outras pessoas e animais, seja garantido, que eles possam também participar da festa e não ficarem trancados com medo dos fogos. Então, eu torço muito pela aprovação desse projeto”, afirmou Sandra.

Ultimas notícias

MP de Contas aponta inconsistências em concessão do saneamen...
Hospital de Cirurgia celebra Dia Mundial da Saúde com ação n...
Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda até R$ 12 mil...
Missa de 7° Dia do cardiologista Dr.
Itabaiana realiza I Encontro Municipal pelo Mês da Conscient...
Valmir, Talysson e Ícaro buscam obras para Itabaiana e Areia...