Adema Identifica Crime Ambiental na Caverna Casa do Caboclo em Japaratuba

Compartilhe

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) anunciou nesta segunda-feira (21) que realizou uma fiscalização na caverna Casa do Caboclo, localizada em Japaratuba (SE), onde foram identificados crimes ambientais, incluindo desmatamento e queima de vegetação na área circundante sem autorização. Durante a ação, a equipe da Adema também encontrou o descarte irregular de resíduos no interior da caverna.

Esta fiscalização faz parte de uma ação mais ampla da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), na qual a Adema está envolvida. Em agosto de 2023, uma equipe de Espeleologia, Arqueologia, Paleontologia e Mineração da FPI já havia visitado o local, onde foram encontrados resíduos orgânicos, além de plásticos e isopor. A caverna é tradicionalmente utilizada para fins religiosos, o que tem contribuído para o acúmulo de materiais descartados de forma inadequada.

Desde a inspeção inicial, a Adema tem monitorado a área para identificar possíveis infrações. Na fiscalização recente, foi confirmado o desmatamento e a queima de vegetação, destacando a necessidade de prevenir novos danos, especialmente porque a área está em um perímetro de proteção de uma nascente.

O órgão ambiental também está investigando a autoria do desmatamento e a responsabilidade pelo terreno onde ocorreram as infrações, visando autuar os responsáveis pelo crime ambiental. A Adema ressalta que, além das fiscalizações regulares, a conscientização das comunidades locais é essencial para garantir a preservação das áreas protegidas.

Ultimas notícias

Alexandre de Moraes exige comprovação de convite para posse ...
Vander Costa assume diretoria da EMURB em Aracaju
MST invade terra na Atalaia Nova, na Barra dos Coqueiros
Teto do seguro-desemprego sobe para R$ 2.424,11 após reajust...
Mega-Sena pode pagar R$ 16 milhões neste sábado
Saúde orienta sobre os cuidados para se proteger durante o p...