Dia Mundial do Ceratocone: doença ocular atinge 150 mil pessoas por ano no Brasil e pode levar à cegueira

Compartilhe

Hábito de coçar os olhos contribui para o aparecimento da doença que é a principal razão para transplantes de córnea no país

Neste domingo, 10, é o Dia Mundial do Ceratocone, uma doença ocular progressiva caracterizada pelo afinamento e deformação da córnea, em formato de cone, o que afeta a visão e pode progredir para cegueira em casos graves. Dados do Ministério da Saúde apontam que o ceratocone atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil, normalmente pacientes jovens entre 10 e 25 anos. A data tem como objetivo conscientizar sobre a doença que é uma das principais razões para transplantes de córnea no país, com uma média de cerca de 13 mil procedimentos anuais, e que tem a consulta regular com o oftalmologista como principal forma de prevenção.

De acordo com o presidente da Sociedade Sergipana de Oftalmologia e especialista em ceratocone, Dr. Allan Luz, o primeiro sinal da doença costuma ser a visão turva, levando muitas pessoas a procurarem um oftalmologista para ajustar o grau dos óculos. No entanto, essa troca geralmente não resolve o problema, e a tendência é de que o quadro se agrave progressivamente, podendo até causar perda significativa da visão. “A suspeita de ceratocone pode surgir em exames oftalmológicos básicos e ser confirmada por meio da topografia da córnea, um exame que mapeia a superfície da córnea e identifica claramente a presença da doença”, alertou.

O especialista destaca que a progressão da doença é mais agressiva quando se inicia na infância, representando a causa de cerca de 15-20% dos transplantes de córnea em crianças. “Os jovens coçam bastante os olhos e existe uma instabilidade na córnea. Ela é mais frágil quando você é mais jovem. Quanto mais velho você vai ficando, mais resistente a córnea fica, o que reduz as chances de ser acometido pela doença”, explicou Allan Luz.

Diagnóstico e tratamento

Especialista em ceratocone e pioneiro em técnicas cirúrgicas para o tratamento da doença em Sergipe, o oftalmologista Allan Luz reforça que quanto mais cedo o diagnóstico for feito, mais fácil será o tratamento. “Se for diagnosticado cedo, precocemente, é possível fazer tratamentos adequados, mais simples, que vão evitar o transplante da córnea. Um dos principais tratamentos para o ceratocone é o implante de um anel, o anel intracorneano, conhecido como anel de Ferrara também”, detalhou.

O anel de Ferrara é implantado em casos leves, moderados e até mesmo em casos avançados, podendo reverter a curvatura alterada da córnea, reduzindo, dessa forma, as aberrações causadas pela doença e melhorando, por fim, a acuidade visual do paciente. “Outro tratamento específico é o crosslinking de colágeno, que tem por objetivo impedir ou deter a progressão da doença”, afirmou.

O presidente da Sociedade Sergipana de Oftalmologia, Allan Luz, destaca ainda a necessidade das pessoas estarem atentas aos fatores de risco e de realizarem consultas oftalmológicas regularmente para diagnosticar o problema o quanto antes. “A doença está cada vez mais frequente nos consultórios oftalmológicos. Por isso, é importante alertar as pessoas sobre os fatores de risco, como a alergia ocular e o histórico familiar, mas principalmente sobre evitar o ato de coçar os olhos”, finalizou.

Sobre o Dr. Allan Luz

Especialista em transplante de córnea, no tratamento da ceratocone e na realização de cirurgia refrativa, Dr. Allan Luz é formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e iniciou suas atividades acompanhando o Dr. Mário Ursulino, fundador do Hospital de Olhos de Sergipe (HOS), referência em oftalmologia no estado. Atualmente é professor e coordenador do curso de especialização do HOS, pioneiro e único na área em Sergipe, e está como presidente da Sociedade Sergipana de Oftalmologia.

Dr. Allan Luz possui doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) e premiações nacionais e internacionais. Também é palestrante, acumulando em sua trajetória mais de 100 aulas em congressos e simpósios nacionais e internacionais, além de 40 artigos reproduzidos nas mais respeitadas publicações científicas.

Ultimas notícias

Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Homem pede para ser preso após agredir esposa
Deso anuncia investimento de R$ 83,6 milhões no abasteciment...
Adolescente confessa matar dois homens a facadas e é interna...
Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto