Atendendo pedido de Zelensky, Lula telefonou a Putin para tratar da guerra na Ucrânia. O Kremlin disse que a chamada foi iniciativa do Brasil; Putin agradeceu os esforços brasileiros por uma solução.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma conversa por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir a guerra na Ucrânia. O contato ocorreu após um pedido do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para que o líder brasileiro atuasse como intermediário.
Um comunicado do Kremlin, emitido nesta terça-feira (4), informou que o telefonema foi realizado “por iniciativa do lado brasileiro”. Durante a conversa, houve uma troca de opiniões sobre questões internacionais atuais, com foco na situação na Ucrânia. Putin expressou agradecimentos a Lula pelos esforços em buscar uma solução política e diplomática para o conflito.
Conforme apurado, Zelensky teria solicitado essa interlocução durante a Cúpula do G7, realizada em junho. A proposta era que Lula intercedesse junto a Putin para que o presidente russo pudesse dialogar diretamente com o presidente ucraniano, visando um cessar-fogo ou um acordo de paz.
O comunicado também destacou que os líderes discutiram maneiras de fortalecer a relação entre Brasil e Rússia em diversas áreas. Diante das recentes tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, foi acordado que os presidentes dariam “especial atenção à expansão e diversificação do comércio bilateral”.
Além disso, os dois líderes reafirmaram que Brasil e Rússia compartilham posições idênticas ou semelhantes em várias questões globais relevantes. Eles concordaram em manter uma coordenação estreita na ONU (Nações Unidas) e em outras plataformas multilaterais.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

