O Procon Aracaju realizou, na quarta-feira, 6, uma ação educativa sobre prevenção a golpes digitais para estudantes da EJA da Escola Municipal Oviêdo Teixeira, no bairro Olaria.
A Prefeitura de Aracaju, por meio do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), vinculado à Secretaria Municipal da Segurança e Cidadania (SSM), realizou, na quarta-feira, 6, a ação “Procon na Escola Contra os Golpes Digitais”. A atividade foi voltada aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Oviêdo Teixeira, no bairro Olaria.
A iniciativa teve como objetivo orientar os alunos sobre os principais golpes praticados no ambiente digital, apresentando formas de prevenção e promovendo o uso seguro da internet, a proteção de dados pessoais e os cuidados necessários em compras on-line e transações financeiras. A atividade integra as ações de educação para o consumo desenvolvidas pelo Procon Aracaju, contribuindo para a formação de consumidores mais conscientes e preparados para identificar e evitar fraudes.
Durante a palestra, os participantes conheceram os golpes mais recorrentes, como falsas centrais de atendimento, links fraudulentos, clonagem de aplicativos de mensagens, fraudes em compras pela internet e golpes bancários. Além de compreenderem as estratégias utilizadas pelos criminosos, receberam orientações sobre como reconhecer situações de risco e proteger seus dados e seu patrimônio.
Presente na ação, o secretário municipal da Segurança e Cidadania, Radamés Passos, ressaltou a importância da informação como ferramenta de prevenção. “O maior aliado do golpista é a desinformação. Por isso estamos aqui, para orientar, alertar e mostrar que atitudes simples, como desconfiar de mensagens suspeitas, não compartilhar dados pessoais e sempre confirmar informações antes de realizar qualquer pagamento ou transferência, podem evitar grandes prejuízos. Nosso compromisso é aproximar o poder público da população, promovendo conhecimento e fortalecendo a segurança dos cidadãos também no ambiente digital”, afirmou.
Para a estudante da EJA Edivânia Soares Santos, de 51 anos, a palestra trouxe conhecimentos que poderão ser aplicados no dia a dia. “Achei muito boa essa iniciativa do Procon, porque é importante a gente aprender para não sermos enganados. Já vi muitos colegas caindo nesses golpes e é uma situação muito ruim. Vou sair daqui hoje com conhecimento e passar essas orientações para minha família e meus amigos também”, relatou.
A coordenadora-geral do Procon Aracaju, Roseneide Araújo, destacou que ações educativas são fundamentais para reduzir os prejuízos causados pelas fraudes digitais.
LEIA TAMBÉM
Crime no Santos Dumont: Homem é indiciado por matar colega de trabalho a pauladas dentro de madeireira em Aracaju
16 de setCâmara de Aracaju zera ISS para o transporte coletivo na tentativa de conter aumento da passagem
16 de setNadson O Ferinha grava novo projeto audiovisual ‘Entre Nós’ nesta quinta (17) em Aracaju
16 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

