Huse intensifica ações de conscientização e prevenção ao câncer de próstata

Compartilhe

Durante todo o mês de novembro, serão ofertados exames de ultrassonografia de próstata por via abdominal para colaboradores e familiares

No mês de cuidados à saúde do homem e voltado à prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul, o Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) tem realizado ações de conscientização e prevenção à doença. Além da distribuição de laços azuis, símbolo da campanha, a unidade hospitalar oferta exames de ultrassonografia de próstata por via abdominal para colaboradores e familiares durante todo o mês. 

O câncer de próstata é um dos tumores mais prevalentes na população masculina. Em todo o país, a estimativa é de 72 mil novos casos de câncer de próstata a cada ano do próximo triênio, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Entre os principais sintomas da doença estão a dificuldade para urinar, diminuição do jato de urina e sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro. O diagnóstico na fase inicial da doença é imprescindível para aumentar as chances de cura.

De acordo com o médico André Azevedo, é importante chamar atenção para o autocuidado e para a realização dos exames periódicos. “A gente percebe que a busca do auxílio médico, principalmente, na prevenção, é menor entre os homens. O público masculino acha que não tem essa necessidade e só procura quando sente algum sintoma. No entanto, é de grande relevância que ele busque manter uma rotina anual de exames, principalmente os de rastreio. O homem precisa se cuidar”, destaca.

“Na ultrassonografia, por exemplo, acabamos tendo uma visão mais indireta com avaliação do tamanho da próstata. Os outros métodos como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o exame clínico com toque retal acabam se somando a esse rastreio. A recomendação é que, a partir dos 50 anos, os homens realizem os exames anualmente. Já para aqueles que possuem histórico familiar, eles devem iniciar o acompanhamento dez anos antes da idade do primeiro caso”, destacou.     

O motoboy Paulo Ribeiro, de 52 anos, conhece bem essa rotina de autocuidado. Há dois anos, por meio de um exame, detectou uma alteração na próstata e procurou um médico especializado para ter um cuidado melhor com a saúde. “Sempre faço meus exames regulares e tenho o acompanhamento médico. Quando descobri a alteração, fiz o tratamento e ficou tudo resolvido porque era benigno. Acredito que essa é uma boa oportunidade para se cuidar. Já é o segundo ano que participo e, graças a Deus, está tudo bem”, comentou. 

O montador Rodrigo dos Santos também aprovou a iniciativa. “Tenho 42 anos e acho muito importante esse cuidado. Na correria do dia, a gente acaba se descuidando um pouco, mas a saúde da gente vem sempre em primeiro lugar. Essa é uma boa oportunidade para a gente cuidar da saúde”, enfatizou.

No total, serão ofertados mais de 100 exames de ultrassonografia de próstata via abdominal. “São campanhas como esta que incentivam os cuidados e a nossa preocupação com colaboradores, familiares e também com toda a população porque o diagnóstico precoce do câncer salva vidas. Abraçamos a causa por mais um ano e o nosso compromisso diário em cuidar do próximo, principalmente do paciente oncológico”, salientou a coordenadora geral do Centro de Oncologia do Huse, Meire Jane Oliveira.

Ultimas notícias

Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Homem pede para ser preso após agredir esposa
Deso anuncia investimento de R$ 83,6 milhões no abasteciment...
Adolescente confessa matar dois homens a facadas e é interna...
Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto