A iniciativa faz parte do Sercine 11, realizado pela Rolimã Filmes com recursos da Lei Complementar Federal nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo
A partir desta segunda-feira, dia 18, até o dia 02 de dezembro, estão abertas as inscrições para o Vem de Sergipe LAB, o primeiro laboratório dedicado ao desenvolvimento de roteiros de longa-metragem de ficção com foco exclusivo em projetos sergipanos. A iniciativa faz parte do Sercine 11, realizado pela Rolimã Filmes com recursos da Lei Complementar Federal nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, por meio do edital Nº 06/2023 – TARCÍSIO DUARTE, executado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe – FUNCAP/SE.
O Vem de Sergipe LAB visa conectar roteiros originais de autoras(es) estreantes de Sergipe ao mercado audiovisual nacional, contribuindo para a presença de histórias locais nas telas brasileiras. Para as pessoas selecionadas, o projeto oferece hospedagem, alimentação, workshops e consultoria de especialistas em roteiro, com o propósito de impulsionar a carreira dos roteiristas participantes e promover conteúdos genuinamente sergipanos no cenário audiovisual.
De acordo com a coordenadora de formação do Sercine, Jéssica Maria Araújo, é de extrema importância viabilizar projetos por meio de editais como da Lei Paulo Gustavo. “Como roteirista sergipana, sinto uma imensa satisfação em viabilizar, por meio dos editais da LPG, a criação de um LAB aqui em nosso estado. A expansão do setor audiovisual é uma causa pela qual lutamos há muitos anos, desde os tempos de graduação no curso de Audiovisual da UFS. Nosso desejo é que cada vez mais histórias criadas em Sergipe possam florescer e alcançar audiências em todo o país”, celebra.
O VEM DE SERGIPE LAB é uma Residência Artística, com foco em desenvolvimento de projeto de Longa-metragem e será realizado em ambiente PRESENCIAL, de 31/01/25 a 02 de fevereiro de 2025 , com a participação de até 6 (seis) selecionados. As inscrições vão até o dia 02 de dezembro e podem ser feitas através do link na bio das páginas do Instagram da Rolimã Filmes (@rolimafilmes) e do Festival Sercine (@festivalsercine). O resultado será divulgado no dia
23 de dezembro.
Conheça os consultores desta edição:
Com mais de 15 anos de experiência no mercado audiovisual, Marília Nogueira acumula uma vasta experiência em roteiro e direção, que vai do branded content ao longa-metragem. É idealizadora do Cabíria Prêmio de Roteiro e cofundadora do Ponto de Cultura Casa Viva. Ao longo de sua carreira, colaborou como assistente de direção com cineastas renomados, como Lucia Murat (Taiga Filmes), Gabriel Martins e Maurílio Martins (Filmes de Plástico). Como diretora, assinou quatro curtas-metragens que circularam por festivais no Brasil e no exterior. Através do projeto Escreva Criatura, realiza processos de facilitação e mentoria para escrita criativa e audiovisual.
Lucas Daniel é coordenador pedagógico do Cruza Criativa, produtora de desenvolvimento de roteiristas periféricos (PE). Roteirista e produtor, dirigiu programas para a TVU/PE como Cesta Cultural e Sessão de Cinema Pernambucano e produziu “A Palavra da Boca pra Fora” e “Babalu é Carne Forte”, este último apresentado no mercado de Cannes. Passou pelos labs Películas Negras e Taquary com “Encaro o Espelho, Vejo Escuridão”. Atua como consultor de roteiro e é pesquisador vinculado ao PPGCOM/UFPE.