Emissoras multiplicam releases para comemorar números tímidos que não traduzem feitos. Nos bastidores, dificuldades, superação de equipes e nascimentos de programas seguem invisíveis ao público.
A coluna ressalta a crescente produção de releases pelas emissoras para comemorar pontos de audiência e questiona a real utilidade dessas notas. Muitos números, na opinião do texto, nem refletem feitos tão sólidos e acabam apenas evidenciando o quanto ainda falta para resultados mais expressivos.
Nos bastidores, há uma série de situações que mereciam destaque e quase nunca são divulgadas: dificuldades das produções, equipes se desdobrando, programas nascendo na base da insistência e profissionais resolvendo problemas que ficam fora do conhecimento do público. Segundo a coluna, nada disso chega a virar matéria com a mesma frequência dedicada aos comunicados de audiência, provavelmente por dar mais trabalho para contar.
A crítica também aponta que ficou mais fácil fazer um Ctrl C e Ctrl V dos números do Ibope do que mostrar os processos que fazem a televisão acontecer. Em outra época, diz o texto, as emissoras dedicavam mais energia a produzir televisão do que a propagar resultados — e a audiência, então, falava por si.
Sabatinas na Record (do dia 15 ao 18)
- Período: do dia 15 ao 18
- Programa: “Jornal da Record” — apresentação por Mariana Godoy e Eduardo Ribeiro
- Ordem e formato: Lula (ao vivo); Romeu Zema (ao vivo); Ronaldo Caiado (ao vivo); Flávio Bolsonaro (ao vivo); Renan Santos (gravado); Augusto Cury (gravado)
Band: sabatinas e debates
- Agenda: esta semana será dedicada aos candidatos ao Governo do Rio de Janeiro
- Inovação: pela primeira vez, serão realizados debates de senadores de São Paulo, Rio, Minas, Paraná e outras praças
- Debate SP: será realizado no dia 9 de setembro (quarta-feira da semana que vem) — transmissão em TV aberta para SP, BandNews TV, rádios e digital
Jovem Pan
- Início: a partir de hoje, começam as sabatinas no “Jornal da Manhã”, das 8h às 9h
- Ordem dos convidados: Ronaldo Caiado, Renan Santos, Lula, Romeu Zema, Flávio Bolsonaro, Augusto Cury
Sobre movimentações nas emissoras: Joanna de Assis já superou o impacto da saída do Grupo Globo, após mais de 20 anos, e agora começa a conversar com o mercado sobre novas possibilidades, sendo reconhecida pela implantação de sua marca no jornalismo esportivo.
O processo de fusão entre Paramount Skydance e Warner Bros. Discovery não andou um milímetro nos últimos tempos. Tudo está muito na dependência do procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, que não parece interessado em acelerar o caso. A lentidão tem travado diretamente os negócios das duas companhias, e a perspectiva é de que nada se resolva antes do primeiro trimestre do ano que vem. No caso da Paramount e dos direitos da Libertadores para streaming, a previsão no texto é de que só em 2027 deverá haver uma definição definitiva, com atraso já constatado.
A coluna também registra aniversários de carreira: Sonia Blota completou 15 anos como correspondente da Band em Paris; entre os mais antigos, só perde para Ilze Scamparini, que está há 27 anos na Itália como correspondente.
A Record ainda não definiu substituto para Lucas Selfie na “Cabine de Descompressão” da “Fazenda”. A informação interna é que as alternativas estão sendo estudadas. E a partir de hoje Marcia Fu começa a gravar seu novo quadro da “Fazenda”, o “Fuzenda”, com perfil de humor para exibição nas quintas-feiras e entrevistas com eliminados da semana anterior.
Sobre esportes: foi destacada a narração de Álvaro José no recorde mundial de Alison dos Santos, na etapa de Zurique da Diamond League — vitória nos 400m com barreiras em 45,80 segundos. A transmissão do XSports teve alcance acumulado de 1,7 milhão de pessoas, nas janelas ao vivo e reprise.
“Este será mais um passo importante nesta direção.”
A frase acima foi atribuída a Monica Pimentel, vice-presidente de Conteúdo, ao comentar a parceria firmada com o SBT como parte da estratégia da Discovery de buscar novos caminhos e audiências além da TV por assinatura.
Bate–Rebate
- Band: entrevistou todos os presidenciáveis, menos um, no “Canal Livre” — ficou faltando Lula, que está em negociação
- SBT 2027: grade totalmente delineada — mais de 40 projetos foram analisados; na dramaturgia, a ideia é exibir apenas novelas inéditas o ano inteiro
- Globo: o programa “Viver Sertanejo”, do Daniel, já está garantido na grade do ano que vem
- Cinema e novela: começam em setembro as gravações de um novo filme do Roberto Carlos — Victor Medeiros e Théo Matos foram escolhidos para o papel nas fases adulto e criança; também no próximo mês começam as gravações de “Paraíso Perdido”, a próxima novela do Globoplay, de George Moura e Sérgio Goldenberg, com 40 capítulos
O texto conclui com um apelo para que as emissoras priorizem mais a produção de conteúdo televisivo e a cobertura dos bastidores do que o envio constante de releases comemorativos sobre audiência.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

