Pular para o conteúdo

Três municípios sergipanos têm alto índice de infestação do Aedes Aegypti, aponta levantamento da SES

Compartilhe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o 6º Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. O estudo revelou que apenas três municípios de Sergipe apresentam alto índice de infestação: Simão Dias (6,0), Moita Bonita (4,1) e Itabaiana (4,1). Outros 31 municípios estão em médio risco, enquanto 40 aparecem com baixo risco.

A gerente de endemias da SES, Sidney Sá, destacou a importância de ações de combate, especialmente diante das altas temperaturas e chuvas pontuais. “É fundamental que gestores municipais identifiquem e combatam criadouros do mosquito, uma vez que são a origem do vetor que transmite dengue, zika e chikungunya”, alertou. Entre as medidas recomendadas estão o uso do carro fumacê e o envolvimento da população para eliminar recipientes com água parada.

Além de reforçar ações preventivas, a SES orienta que a população fique atenta aos sintomas de infecções causadas pelo Aedes aegypti, como febre, dores no corpo e de cabeça. Em casos mais graves ou persistentes, é fundamental buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

#CombateAoAedes #Dengue #SaúdePública #Sergipe

Ultimas notícias

EDITORIAL | ALOK EM ITABAIANA: UM SHOW GLOBAL, UM PLANEJAMEN...
UFS abre Concurso Público para Professor Efetivo com cotas h...
Três cavalos morrem eletrocutados por furto de energia em No...
Lagarto abre inscrições para 480 novos apartamentos do Progr...
Fapitec/SE abre edital para bolsas de pesquisa e desenvolvim...
Palácio de Veraneio ganhará Memorial Histórico-Cultural