A votação em 19/10/2026 teve participação obrigatória, secreta e plurinominal dos membros do Ministério Público. Nilzir Soares Vieira Júnior foi candidato único e recebeu 132 votos.
Os membros do Ministério Público de Sergipe indicaram, através de votação, nesta segunda-feira, 19 de outubro de 2026, o Promotor de Justiça Nilzir Soares Vieira Júnior para recondução ao cargo de Procurador-Geral de Justiça da instituição para o biênio 2026/2028.
O pleito contou com a participação dos integrantes do quadro ativo da carreira do Ministério Público, que votaram mediante voto obrigatório, secreto e plurinominal. A eleição resultou na formação de uma lista com apenas um nome inscrito: Nilzir Soares Vieira Júnior foi o candidato único e recebeu 132 votos de Procuradores e Promotores de Justiça.
A lista, que poderia conter até três nomes conforme as normas do procedimento eleitoral interno, foi composta uma vez mais com apenas o nome do candidato indicado. O resultado será agora formalizado junto à comissão eleitoral responsável pelo processo.
Em seguida, a Comissão Eleitoral encaminhará a lista ao Governador do Estado. O chefe do Executivo estadual terá até 15 dias para anunciar o nome que ocupará o cargo de Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2026/2028.
O cargo de Procurador-Geral de Justiça é ocupado por quem lidera a instituição estadual do Ministério Público, e o procedimento adotado nesta votação seguiu as regras internas previstas para recondução. A indicação por parte dos membros da carreira é etapa prevista no rito de escolha, que culmina na nomeação pelo Governador dentro do prazo legal estabelecido.
O processo realizado nesta segunda-feira manteve o formato de votação obrigatório para o conjunto dos integrantes do quadro ativo, com sigilo e possibilidade de escolha múltipla de nomes, ainda que, neste pleito, tenha havido apenas um candidato inscrito. Com a remessa da lista ao Poder Executivo, aguarda-se a decisão do Governador dentro do prazo de 15 dias previsto no rito estadual.
Todos os dados sobre a votação — incluindo a data, o número de votos e a composição final da lista — foram registrados na sessão de escolha e integrarão o encaminhamento oficial que seguirá para apreciação do titular do Executivo estadual.
Fonte: Ministério Público de Sergipe (MPSE)
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

