Medida busca prevenir acidentes e evitar comportamentos violentos entre crianças e adolescentes.
A Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) emitiu, neste domingo (15), uma recomendação oficial aos municípios sergipanos para proibir o uso e a comercialização de armas de gel. A decisão tem como objetivo proteger a saúde e segurança da população, especialmente de crianças e adolescentes, além de reduzir comportamentos violentos e impedir práticas ilegais associadas a esses dispositivos.
A orientação será enviada para todas as prefeituras do estado, destacando os perigos que essas armas representam. Embora apresentadas como brinquedos de entretenimento, as armas de gel são capazes de causar lesões graves, como danos oculares e traumas corporais. Além disso, o uso desses dispositivos tem sido relacionado a situações de bullying e até a práticas criminosas, como intimidações e assaltos.
A SSP reforçou que a recomendação também visa conscientizar a população sobre os riscos associados ao uso das armas de gel, alertando pais e responsáveis para o cuidado com esse tipo de material que, apesar de parecer inofensivo, pode causar sérios prejuízos à integridade física das pessoas.
A medida será acompanhada de ações de conscientização, buscando evitar que acidentes ou comportamentos inadequados continuem ocorrendo.