Empossado os aprovados no primeiro concurso da Adema

Compartilhe

Atualmente, Estado administra 20 concursos, incluindo o recém-lançado edital do Banese; outro certame inédito é o da Assistência Social, que deve ser lançado ainda este mês

Dando sequência à política de fortalecimento ao serviço público estadual, o governador Fábio Mitidieri deu posse nesta sexta-feira, 10, aos 55 aprovados no concurso da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Esta é a primeira vez que o órgão, vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), realiza um concurso público. Atualmente, o Estado administra 20 concursos, incluindo o edital do Banco do Estado de Sergipe (Banese) lançado esta semana. 

Ainda em janeiro, deve ser anunciado o concurso da Secretaria de Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), que também será o primeiro da pasta, que teve carreiras criadas para selecionar novos servidores. No início de fevereiro, a Saúde deve anunciar um certame. “Somos o governo dos concursos. Tomam posse hoje 55 novos servidores da Adema, que se juntam a nós para fortalecer o Estado. Já chamamos todos os 55, para que o órgão possa tracionar e agilizar a análise das licenças solicitadas”, disse o governador Mitidieri. 

As vagas da Adema foram preenchidas por 20 técnicos ambientais de nível médio, responsáveis por funções operacionais e de suporte técnico, e 35 analistas ambientais de nível superior, especializados em diversas áreas. A inclusão desses profissionais visa reforçar as ações de fiscalização, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável no estado. “Não é só um dia importante, como histórico. Hoje, damos posse a 55 técnicos que chegam para se somar e nos ajudar em todo trabalho de fiscalização”, celebrou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Deborah Dias.

Emocionado, Rafael Almeida, aprovado para o cargo de analista, discursou em nome de todos os novos servidores. “A proteção ambiental não é somente discurso, é ação. Este ato de hoje, primeiro concurso da história da Adema, com certeza demonstra a preocupação do governo com a proteção ambiental, com o desenvolvimento econômico, mas, acima de tudo, com o futuro do nosso estado”.

A expectativa é de que os novos servidores contribuam significativamente para atender às crescentes demandas de políticas públicas voltadas à proteção dos recursos naturais e ao equilíbrio ambiental. “A Adema tem 46 anos, e este é o seu primeiro concurso. É uma honra presenciar este momento”, declarou a presidente da Adema, Ingrid Cavalcanti.

O procurador de Justiça Eduardo Matos compareceu à solenidade e parabenizou o governador Fábio pelos concursos realizados. “Essa recomposição do serviço público é necessária. Pessoas que se aposentam ou passam em outro concurso acabam desfalcando o funcionalismo público, mas o governador Fábio tem mantido, dentro da capacidade financeira do Estado, o compromisso com a oxigenação do serviço. Como dizia o ex-ministro do Supremo, Ayres Britto, ‘não há que se falar em servidor público, mas em servidor do púbico’. A partir de hoje, esses novos servidores servem ao povo de Sergipe”, discursou.

Concursos Públicos
Incluindo o concurso do Banese, o Governo de Sergipe administra 20 concursos públicos, com um total de 585 convocações realizadas, já contabilizando com as posses desta sexta. Sob a atual gestão, foram homologados seis concursos: Secretaria de Estado da Administração (Sead), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Polícia Civil de Sergipe (PCSE), Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Procuradoria Geral do Estado (PGE), além da Administração Estadual do Meio Ambiental (Adema).

Outros oito concursos também estão em andamento ou prestes a serem anunciados, a exemplo dos processos para a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), Fundação Renascer, Sead, três editais para a Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE), e secretarias de Estado da Saúde (SES), da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), da Fazenda (Sefaz) e da Educação e da Cultura (Seduc).

Foto: Cesar de Oliveira

Ultimas notícias

Alexandre de Moraes exige comprovação de convite para posse ...
Vander Costa assume diretoria da EMURB em Aracaju
MST invade terra na Atalaia Nova, na Barra dos Coqueiros
Teto do seguro-desemprego sobe para R$ 2.424,11 após reajust...
Mega-Sena pode pagar R$ 16 milhões neste sábado
Saúde orienta sobre os cuidados para se proteger durante o p...