O município de Boquim, no sul de Sergipe, receberá uma nova unidade da fábrica de calçados Mariotta, fruto de uma parceria entre a Codise (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe), a Sedetec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia), e a Prefeitura de Boquim. A instalação será viabilizada por meio de incentivos do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), liderado pelo Governo de Sergipe.
Previsões de operação e impacto no emprego
A fábrica, que utilizará o galpão estadual disponibilizado na cidade, está prevista para iniciar suas atividades no segundo semestre de 2025. A expectativa inicial é a criação de 40 empregos diretos, com um plano de expansão que pode dobrar o número de contratações até 2026.
Capacitação e parcerias
Para atender às demandas da nova indústria, a Codise viabilizou uma parceria com a Seteem (Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo) para o treinamento de mão de obra. Jovens de 18 a 29 anos poderão participar de uma capacitação remunerada com duração de seis meses, oferecida pelo Programa Primeiro Emprego.
Além disso, o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) será responsável por recrutar trabalhadores experientes para suprir as necessidades iniciais da fábrica.
📸 Fonte: Governo de Sergipe