Pular para o conteúdo

Justiça obriga Prefeitura de Aracaju a realizar obras de drenagem no bairro Treze de Julho

Compartilhe

Decisão atende ação movida pelo Ministério Público para solucionar problemas de alagamento e saneamento

A Justiça determinou que a Prefeitura de Aracaju e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) realizem obras de drenagem no canal da Avenida Anísio Azevedo, no bairro Treze de Julho. A decisão atende a uma Ação Civil Pública (ACP) movida pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE), após diversas tentativas frustradas de resolução extrajudicial do problema.

A ação foi motivada por reclamações de moradores, que denunciaram o acúmulo de resíduos e um banco de areia obstruindo a passagem da água na desembocadura do canal, localizada na Praia Formosa. O bloqueio formava uma “lagoa de esgoto”, que além de provocar mau cheiro, representava riscos à saúde pública e à qualidade de vida da população.

Antes de recorrer à Justiça, o MPSE tentou negociar soluções com órgãos municipais e estaduais responsáveis pela infraestrutura e saneamento, incluindo a Emurb, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). No entanto, segundo o órgão, as tratativas não resultaram em medidas efetivas.

Com a decisão judicial, a Prefeitura e a Emurb terão um prazo de 180 dias para iniciar as obras, que deverão incluir a remoção de obstáculos e a readequação do sistema de escoamento. Caso o contrato com a empresa Geotec Consultoria e Serviços Ltda., responsável pelos projetos de infraestrutura, já tenha expirado, um novo estudo deverá ser realizado e as obras devem começar em até 270 dias.

A fiscalização das medidas será acompanhada pelo Ministério Público, que reforça a necessidade de ações urgentes para evitar novos alagamentos e melhorar a infraestrutura do bairro.

Ultimas notícias

Cine Sertão na Arte invade Feira Nova com exibições imperdív...
Após solicitação de Maurício Maravilha, Emsurb faz limpeza d...
Glicia Kelline vai ministrar terceira edição da imersão ‘Com...
Sergipe se torna palco do surfe brasileiro com o Abaís Surf ...
Proprietários de veículos com placas finais 1 e 2 têm até 30...
Itabaiana – 350 anos. Tinda e os Pretos do Tabuleiro dos Cab...