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Pesquisadores reconstituem e analisam evolução histórica das práticas educacionais

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O tema é objeto de estudos de um grupo mantido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Unit, que está completando 20 anos  

Como a educação e suas práticas vêm evoluindo ao longo da história? Esta questão pode ser respondida pelas várias pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais (GPHPE), um dos sete grupos de pesquisa que são mantidos atualmente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/Unit). Prestes a completar 20 anos, ele se consolidou como um dos mais importantes grupos dedicados a estudos científicos na área educacional e de humanas em Sergipe. 

Hoje, o GPHPE conta hoje com 47 professores e pesquisadores, incluindo especialistas, mestres e doutores formados na própria Unit e em outras instituições de ensino do Brasil, de Portugal e do Canadá. Juntos, eles já desenvolveram oito teses de doutorado, 15 dissertações de mestrado, 45 projetos de iniciação científica, duas supervisões de pós-doutorado e 34 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de graduação. Ele também integra o Projeto de Produtividade em Pesquisa em Educação, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Segundo a professora Ester Fraga Villas-Bôas Carvalho do Nascimento, coordenadora do grupo, o foco das pesquisas está em áreas relacionadas à História da Educação, no sentido de entender como as teorias e práticas educacionais e pedagógicas foram se constituindo e evoluindo ao longo da história. “A história é feita por pessoas que construíram a educação, que formaram pessoas, contribuíram para a formação de professores. Elas foram intelectuais, desenvolveram teorias, criaram seminários e organizaram instituições educacionais, sejam elas católicas, protestantes ou de outras religiões e confissões. Tem várias áreas que você pode investigar dentro da História da Educação”, diz Ester.

Muitos destes estudos envolvem a obtenção e preservação de acervos históricos raros ou inéditos, além de abordarem temas como história, história da educação, ciência e teologia. Uma das iniciativas desenvolvidas atualmente pelo GPHPE/Unit é um projeto de pesquisa em rede orientado pela professora Ester com participação da UFS e de outras universidades do Brasil, do Chile e de Portugal. Ele analisa livros e folhetos religiosos e educacionais editados por missionários protestantes britânicos e norte-americanos, que circularam na América Latina entre 1818 a 1930. O objetivo é compreender como estas publicações ajudaram a alfabetizar e letrar boa parte da população naquela época, além de difundir e propagar saberes e práticas tanto religiosas quanto pedagógicas. 

A coordenadora destaca a relevância e a credibilidade alcançadas pelo grupo de pesquisa da Unit, cujos alunos e professores vêm se destacando nacional e internacionalmente pela qualidade de seus trabalhos e pesquisas. “São os alunos que têm superado os mestres, por causa da formação e da consolidação desse caminho que eu construí dentro da nossa universidade. A Unit é reconhecida, não somente por mim, mas também por este trabalho que eu tenho desenvolvido, em pesquisas com documentação inéditas no Brasil”, resume. 

Pesquisa histórica

Entre os ex-alunos da Unit que se tornaram pesquisadores no GPHPE, está o professor Marcus Aldenisson de Oliveira, que fez o mestrado no PPED/Unit e, desde 2022, desenvolve uma tese de doutorado na Université Laval, em Québec (Canadá), onde também trabalha como professor de matemática (nível médio) na rede pública local de ensino. Ainda na Unit, ele desenvolveu uma pesquisa de iniciação científica e uma dissertação sobre o método de ensino presente em diferentes livros didáticos de matemática publicados entre 1879 e 1954. Desde então, desenvolve estudos sobre a história do ensino da matemática na escola primária no Brasil e no Canadá, entre os Séculos XIX, XX e XXI.

“Para mim, a perspectiva histórica adotada pelas pesquisas desenvolvidas pelo Grupo revela práticas educativas que foram cruciais na formação escolar e religiosa de sociedades do passado e também do presente. O que mais me chama a atenção nas pesquisas do Grupo é o modo como as ações cotidianas de sujeitos do passado são teorizadas a fim de identificar práticas educativas nessas ações. Esse movimento de teorização das ações cotidianas para identificar práticas educativas é para mim uma importante contribuição do Grupo nos estudos da área da educação”, destaca Aldenisson.

Já o professor Josean Santos Nascimento, que é professor da rede estadual de ensino de Alagoas e estuda o mestrado no PPED/Unit, desenvolve uma pesquisa sobre os saberes e as práticas educacionais imbuídas na ação da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira em território brasileiro, ao longo dos anos 1800. Ainda na Licenciatura em Biologia, cursada também na Unit, Josean também estudou a interligação entre Brasil, Portugal e Inglaterra por meio da circulação de impressos protestantes no século retrasado. 

“O grupo de pesquisa tem, no decurso dos seus anos de existência, auxiliado a preencher lacunas historiográficas acerca do processo educativo no nosso país, assim, desempenhando com relevância inúmeros estudos que contribuem socialmente e culturalmente para uma análise fidedigna da complexidade que rege a educação em nosso país. Desde meu ingresso no grupo de pesquisa, pude aprimorar minha práxis pedagógica e obter uma visão formadora perscrutada acerca do processo histórico e social que permeia a educação brasileira e as vicissitudes inerentes ao processo educativo”, considera Josean.  

Fonte: Asscom Unit

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