A gratuidade na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 para estudantes dos Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), do Colégio Pedro II e de escolas técnicas vinculadas a universidades, que concluirão o ensino médio neste ano, deve ser solicitada até a próxima sexta-feira (25).
Essas instituições oferecem, em nível federal, ensino técnico integrado à educação profissional e tecnológica (EPT). Os estudantes devem fazer a solicitação da isenção da taxa por meio da Página do Participante.
De acordo com o edital, o resultados destes pedidos devem ser divulgados no dia 12 de maio, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A gratuidade no Enem é prevista para os seguintes perfis de participantes:
- Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2025), em escola pública;
- Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
- Pé-de-Meia – Os participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC, também se enquadram nos requisitos para isenção da taxa de inscrição.
Justificativa de ausência
Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente. O prazo para realizar esse procedimento, por meio da Página do Participante, também se encerra em 25 de abril.
Inscrição
Mesmo com a isenção confirmada, o estudante precisará fazer a sua inscrição, em período ainda a ser divulgado.
Confira o cronograma abaixo:
- Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência – 14 a 25 de abril
- Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência – 12 de maio
- Período de recursos – 12 a 16 de maio
- Resultado dos recursos – 22 de maio