Pular para o conteúdo

Defensores (as) Públicos (as) são homenageados na CMA por indicação do vereador e defensor Elber Filho

Compartilhe

Comemorado oficialmente no dia 19 de maio, o Dia da Defensoria Pública no Brasil foi instituído desde 2002. 

Em homenagem ao Dia do Defensor (a) Público (a) e da Defensoria Pública, aconteceu uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta segunda-feira (19). De autoria do vereador e defensor Elber Batalha (PSB), a ocasião reuniu autoridades e homenageados que marcaram a história da instituição em Sergipe. Comemorado oficialmente no dia 19 de maio, o Dia da Defensoria Pública no Brasil foi instituído desde 2002. 

Durante a Sessão Especial, quatro defensores públicos receberam uma placa com o reconhecimento pelos serviços prestados na Defensoria Pública do Estado de Sergipe. Foram eles, Sérgio Barreto Moraes, Ana Paula Gomes, Glaucia Amélia Silveira e Edgar Patrocínio Santos, profissionais que já presidiram a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe marcando seus nomes pelos seus feitos históricos. 

O defensor público sergipano, Matheus Pacheco, diretor da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, representou o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (ADPESE), Gerson Aragão. Ele agradeceu pela chance de aprender tanto nesta sessão. “Queria dizer que esse momento é motivo de muita alegria. Fica aqui o meu registro de que desejo uma Defensoria Pública forte, Ministério Público forte, Procuradoria e todas as instituições. Nós tivemos aqui uma verdadeira aula institucional da democracia”. 

Elber falou da grande missão da Defensoria. “A Defensoria promove o direito aqueles que menos acesso têm e evidentemente que mais precisam. Atualmente, a Defensoria tem o seu direito em diversas vertentes, desde os mais requintados ao básico com processo resolutivo de direitos essenciais como saúde e cidadania”, comentou. 

Contando mais sobre a sua rotina de atendimento na Defensoria, o parlamentar descreveu o seu propósito diário. “Nada é tão significativo na nossa profissão como os pequenos atos do dia a dia, os pequenos afazeres do cotidiano com o atender bem, abraçar e acolher. Sei que tantos e tantos colegas fazem na sua rotina, respondendo a ânsia da população com uma sensibilidade única. Isso não tem preço na vida das pessoas. Longa vida a Defensoria Pública”, declarou. 

Também entre os presentes, Pablo Moreno, presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe, que já foi defensor; Cândido Dortas, conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Estado de Sergipe (OAB/SE); e Victor Hugo Machado, procurador-chefe da Advocacia Geral da União em Sergipe.

Ultimas notícias

Famoso fisiculturista russo Nikita Tkachuk, morre aos 35 ano...
Cristiane Brasil gera polêmica ao afirmar que Padre Fábio de...
Modeladas Day promove noite de fé, cura e renovo espiritual ...
Preços abaixo do mercado podem mascarar crimes de clonagem, ...
Trabalhadores encontram ossada humana durante obra em Nossa ...
Capacitação de agentes de Saúde e combate às endemias avança...