Na manhã deste sábado, 24 de maio, a Câmara Municipal de Nossa Senhora da Glória foi palco do VIII Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano (EJEASS). Com o tema “O papel da biblioteca na formação do jovem leitor e escritor”, o evento reuniu estudantes, professores, escritores e representantes de diversas instituições que atuam na promoção da leitura e da literatura na região.
O evento organizado pela Academia Gloriense de Letras (AGL) contou com duas mesas-redondas. Na primeira, intitulada “O jovem leitor e sua relação com a biblioteca”, estudante do Centro de Excelência 28 de Janeiro e membro do Movimento Estudantil de Literatura, Cultura e Artes (MELCA) relataram vivências marcadas pelo acesso ao livro e ao espaço bibliotecário. A mediação foi feita por Juciene Maria, diretora da Biblioteca Pública Estadual Epifânio Dórea.
A segunda mesa, “O jovem escritor e sua relação com a biblioteca”, reuniu os jovens escritores Marcos Vinícius (MELCA) e Victor Emanuel (Clube de Leitura Antônio Carlos Viana), com mediação da professora Edilma Rainha, presidente da Academia de Letras Areia-branquense (ALAB).
Um dos destaques do encontro foi a participação dos estudantes que frequentam a Biblioteca Escolar Vinicius Barros, do Centro de Excelência 28 de Janeiro, localizado em Monte Alegre de Sergipe.
Jovens leitores e escritores compartilharam experiências e reflexões sobre o impacto das bibliotecas em sua formação intelectual e criativa.
Também marcaram presença membros da AGL e do Movimento Cultural Via Láctea (MVL), reafirmando o compromisso das instituições locais com a formação de novas gerações de leitores e escritores no sertão sergipano.
O evento foi um espaço de celebração da juventude literária e de fortalecimento das bibliotecas como instrumentos de democratização do conhecimento, resistência cultural e valorização da palavra escrita.
LEIA TAMBÉM
Médico sergipano Dr. Delmo Freire lança livro sobre saúde capilar em São Paulo
23 de outMuseu do Homem Sergipano Celebra 30 Anos com Reestruturação Inédita
21 de outCine Walmir Almeida recebe programação gratuita do Dia Internacional da Animação em AracajuMostra será realizada no dia 28 de outubro, com três sessões gratuitas e curtas-metragens de diferentes regiões do Brasil e do mundo
21 de outReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

