Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública colocam Sergipe entre os estados com maiores taxas de mortes por intervenções policiais
Texto:
Itabaiana e Lagarto estão entre as dez cidades brasileiras com mais mortes por intervenções policiais, de acordo com dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) nesta quinta-feira, 18. A 18ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública posiciona Sergipe como o terceiro estado com as maiores taxas de mortes por intervenção policial, ficando atrás apenas da Bahia e do Amapá. Em Sergipe, a taxa é de 10,4 mortes por grupo de 100 mil habitantes.
Especificamente, Itabaiana aparece na quinta posição entre as cidades, com uma taxa alarmante de 28,0 mortes por 100 mil habitantes e um percentual de 63% das Mortes Violentas Intencionais (MVI). Lagarto, por sua vez, ocupa a nona posição, com uma taxa de 18,7 mortes por 100 mil habitantes e uma porcentagem de 54,3% das MVI, conforme os dados do anuário.
Em resposta aos índices, a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) emitiu uma nota esclarecendo que o crescimento dessas estatísticas se deve ao aumento das operações de enfrentamento a grupos criminosos, especialmente relacionados ao tráfico de drogas e roubos de motocicletas nas localidades mencionadas. A SSP/SE destacou que essas ações visam combater a criminalidade e garantir a segurança da população.