O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da 6ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, expediu a Recomendação nº 04/2025 às Secretarias de Educação do Estado, do Município de Aracaju e às redes de ensino particulares da capital para que todas as unidades escolares realizem, em março de 2026, a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.
A iniciativa cumpre a Lei nº 14.164/2021, que determina a promoção do tema no ambiente educacional. O documento orienta que a ação seja registrada de forma expressa no calendário letivo de 2026.
Atividades pedagógicas
A recomendação estabelece a realização de atividades voltadas à divulgação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e à reflexão sobre prevenção e enfrentamento à violência de gênero. Também determina a inclusão, nos currículos da educação básica, de conteúdos relacionados a direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra crianças, adolescentes e mulheres.
Para viabilizar as ações, o MPSE orienta a produção e distribuição de material didático adequado a cada etapa de ensino.
Prazo para resposta
As instituições de ensino têm 45 dias para informar ao Ministério Público, pelo e-mail [email protected], as providências adotadas para atender à recomendação.
Segundo a promotora de Justiça Verônica Lazar, o ambiente escolar é estratégico na formação cidadã e na construção de uma cultura de paz, contribuindo para desconstruir padrões que naturalizam a violência de gênero.
LEIA TAMBÉM
Governo de Sergipe intensifica monitoramento da Barragem do Poxim e ações preventivas diante dos efeitos do El Niño
29 de outSergipe reforça transporte intermunicipal no feriado de Finados
29 de outThiago Freitas toca no Projeto Pôr do Sol da FM Sergipe com transmissão ao vivo
29 de outReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

