O Governo de Sergipe teve 11 projetos contemplados na primeira edição do Selo Iniciativas Sustentáveis, entregue pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) na manhã de quarta-feira, 10 de julho. A certificação reconhece ações públicas alinhadas à sustentabilidade ambiental, social e econômica, bem como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.
A premiação reuniu iniciativas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. No caso do Executivo estadual, foram agraciadas propostas desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Planejamento (Seplan), Saúde (SES), Educação (Seed), Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Comunicação Social (Secom), Administração (Sead) e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).
Representando o governador Fábio Mitidieri, a secretária de Meio Ambiente, Deborah Menezes Dias, afirmou que o resultado confirma a sustentabilidade como pauta central da gestão. O reconhecimento chega num momento em que Sergipe figura em primeiro lugar em Sustentabilidade Ambiental no Nordeste e em 11º no Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados (CLP) de 2025.
Projetos contemplados
A Deso foi a instituição mais premiada, com cinco certificados. Na lista geral do Governo de Sergipe, constam:
- Programa Dialogar – Semac;
- Neutralização de Dióxido de Carbono na Administração Pública – Seplan;
- Monitoramento da Qualidade da Água e do Ar na Rede Estadual de Saúde – SES;
- Inclusão e Protagonismo: a Força Transformadora da Escola Pública Estadual – Seed;
- Projeto Recria – Reaproveitamento Criativo de Lonas e Inclusão Produtiva Feminina – Seteem e Secom;
- Capacitação de Lideranças sobre ESG e Sustentabilidade – Sead;
- Livro Liberdade para a Alma – Deso;
- Locação de Usinas Fotovoltaicas – Deso;
- Plano de Desenvolvimento Socioterritorial da Obra do Piauitinga – Deso;
- Educação Ambiental e os ODS: Ações da Deso em 2024 – Deso;
- Projeto Deso + Verde – Deso.
A comissão avaliadora do TCE levou em conta critérios como relevância social e ambiental, inovação, comprovação de resultados e possibilidade de replicação das iniciativas. Para a presidente do tribunal, conselheira Susana Azevedo, o selo estimula gestores públicos a adotar práticas cada vez mais responsáveis.
Além da premiação coletiva, secretarias e órgãos detalharam seus projetos. A Semac celebrou o Dialogar, que já alcançou mais de oito mil pessoas com educação ambiental itinerante. A Seplan destacou a neutralização de 54 toneladas de CO₂ emitidas durante o 2º Seminário de Gestão Estratégica, compensadas pelo plantio de 135 mudas nativas. Já a SES teve reconhecido o monitoramento mensal da água e do ar em unidades de saúde, enquanto a Sead foi premiada pela Trilha Marupi, formação em ESG e sustentabilidade concluída em julho de 2025.
O diretor-presidente da Deso, Luciano Goes, afirmou que os cinco certificados recebidos refletem o avanço da companhia em responsabilidade socioambiental, eficiência operacional e inovação.
Com o resultado, o Governo de Sergipe reforça a estratégia de integrar sustentabilidade às políticas públicas, envolvendo diferentes secretarias e empresas estatais.
LEIA TAMBÉM
Valmir de Francisquinho garante passagem a R$ 3 na Grande Aracaju e defende legado em Itabaiana
16 de setMPSE leva Ouvidoria Itinerante a mercados de Aracaju e atende público
16 de setEleitorado acima de 70 anos ultrapassa 157 mil em Sergipe para as Eleições 2026
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

