Grupo de 19 pessoas desembarcou em Aracaju nesta segunda-feira (9); outros 13 viajantes ainda aguardam repatriação nos Emirados Árabes.
A chegada ao Aeroporto Internacional de Aracaju, por volta das 10h40 desta segunda-feira, foi marcada por abraços e relatos emocionados. Os viajantes, que haviam partido para uma viagem de lazer, viram-se no centro de uma crise internacional quando os Estados Unidos e Israel realizaram ataques coordenados contra o Irã em 28 de fevereiro, gerando uma retaliação imediata com mísseis e drones.

Relatos de Quem Viveu a Tensão
A empresária Lívia Souza Ramos, uma das passageiras que desembarcou ontem, descreveu o impacto psicológico de estar tão próxima a um cenário de guerra:
“Vivemos esses dias de tensão. Vimos realmente o que é uma guerra e quem passa por ela. Isso virou história e teremos sempre essa lembrança”, afirmou Lívia em entrevista à TV Sergipe.
O professor Luiz Carlos, que liderava parte do grupo, detalhou a logística do retorno:
- A Rota: Saíram de Dubai no domingo às 09h15, pousando em Guarulhos (SP) às 17h20 do mesmo dia.
- Sentimento de Segurança: “Estamos todos fisicamente bem. O voo foi tranquilo, principalmente quando saímos definitivamente da zona de guerra”, relatou o professor.

Contabilidade do Grupo (Total de 36 pessoas)
| Status do Retorno | Quantidade | Previsão / Detalhes |
| Já em Sergipe | 23 pessoas | 19 chegaram ontem; 4 haviam retornado entre quinta e sábado. |
| A caminho (Segunda) | 3 pessoas | Previsão de chegada entre a noite de ontem e hoje. |
| Retorno hoje (Terça) | 10 pessoas | Devem embarcar hoje para completar o grupo. |
O Conflito de 2026
A crise que afetou os sergipanos começou um dia após a chegada deles a Dubai. As explosões registradas em Teerã e outras cidades iranianas provocaram um efeito dominó na aviação civil internacional, com companhias aéreas evitando o espaço aéreo do Golfo Pérsico por questões de segurança.
Monitoramento e Suporte (10/03/2026)
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e as agências de turismo locais continuam monitorando os últimos 13 sergipanos que ainda estão em Dubai. A expectativa é que, com a estabilização temporária das rotas aéreas, todos os remanescentes consigam embarcar até o final desta terça-feira.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

