A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (22), o uso do medicamento Mounjaro no tratamento de diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes a partir dos 10 anos de idade. Antes da decisão, a indicação do remédio era restrita ao público adulto.
Em comunicado, a Anvisa explicou que as demais indicações do medicamento permanecem direcionadas a adultos, e que a única alteração aprovada refere-se à ampliação da população-alvo para incluir pacientes pediátricos com diabetes tipo 2. A agência ressaltou que não houve mudança nas demais características de uso do produto.
O Mounjaro integra a classe dos agonistas do receptor GLP-1, grupo de medicamentos também conhecido como canetas emagrecedoras. Esses fármacos vêm sendo alvo de atenção regulatória por suas indicações e pela crescente demanda, o que levou a agência a adotar medidas de fiscalização e normatização específicas.
Norma sobre manipulação
Na semana seguinte à aprovação, a diretoria colegiada da Anvisa tem prevista a análise de uma proposta de instrução normativa com procedimentos e requisitos técnicos para a manipulação de canetas emagrecedoras. A norma pretende integrar um conjunto de ações previstas em um plano de trabalho anunciado pela agência no dia 6 de abril de 2026, que reúne medidas regulatórias e de fiscalização sobre importação e manipulação desses produtos.
Grupos de trabalho
Recentemente, a Anvisa publicou duas portarias que criam grupos de trabalho para apoiar a atuação da autarquia no controle sanitário e na proteção dos pacientes que utilizam canetas emagrecedoras. A Portaria 488/2026 instituiu o primeiro grupo, que contará com representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Federal de Odontologia (CFO).
A Portaria 489/2026 criou o segundo grupo de trabalho, cuja missão é acompanhar e avaliar a implementação do plano de ação proposto pela Anvisa e oferecer subsídios à tomada de decisões da diretoria colegiada por meio de proposições de medidas de aprimoramento.
Com a decisão tomada nesta quarta-feira, o Mounjaro passa a ter indicação formal para uso no tratamento de diabetes tipo 2 em pacientes a partir de 10 anos, mantendo-se inalteradas as demais recomendações de uso para adultos.
Com informações de Agência Brasil
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

