A partir desta segunda-feira (3), entra em vigor uma resolução do Banco Central que promete facilitar o pagamento de boletos com PIX, o sistema de transferência instantânea da instituição. A medida busca padronizar e universalizar o PIX como forma de pagamento para boletos, estabelecendo responsabilidades claras entre as instituições financeiras.
Além disso, a regulamentação visa fomentar a concorrência no mercado de duplicatas, estimado em cerca de R$ 10 trilhões por ano. Esse segmento envolve a antecipação de recursos provenientes de vendas a prazo feitas pelas empresas. Com a nova regulamentação, espera-se que a concorrência aumente e as taxas de juros cobradas nesse mercado sejam reduzidas.
O Banco Central acredita que a padronização do PIX nos boletos trará mais praticidade para consumidores e maior previsibilidade para empresas que trabalham com vendas a prazo. Embora algumas instituições já ofereçam a opção, a novidade estava em fase de testes e agora será adotada de forma mais ampla.
Essa mudança é vista como um avanço para tornar o sistema financeiro mais acessível, eficiente e competitivo, especialmente para pequenas e médias empresas.