Pular para o conteúdo

Banco Central facilita pagamentos com PIX e promove concorrência no mercado de antecipação de vendas

Compartilhe

A partir desta segunda-feira (3), entra em vigor uma resolução do Banco Central que promete facilitar o pagamento de boletos com PIX, o sistema de transferência instantânea da instituição. A medida busca padronizar e universalizar o PIX como forma de pagamento para boletos, estabelecendo responsabilidades claras entre as instituições financeiras.

Além disso, a regulamentação visa fomentar a concorrência no mercado de duplicatas, estimado em cerca de R$ 10 trilhões por ano. Esse segmento envolve a antecipação de recursos provenientes de vendas a prazo feitas pelas empresas. Com a nova regulamentação, espera-se que a concorrência aumente e as taxas de juros cobradas nesse mercado sejam reduzidas.

O Banco Central acredita que a padronização do PIX nos boletos trará mais praticidade para consumidores e maior previsibilidade para empresas que trabalham com vendas a prazo. Embora algumas instituições já ofereçam a opção, a novidade estava em fase de testes e agora será adotada de forma mais ampla.

Essa mudança é vista como um avanço para tornar o sistema financeiro mais acessível, eficiente e competitivo, especialmente para pequenas e médias empresas.

Ultimas notícias

Vídeo: carro de advogado de PMs suspeitos no caso delator do...
Flamengo bate Botafogo e conquista a Supercopa Rei 2025 em B...
Horóscopo do dia: previsão de hoje 03/02/2025 para seu signo
Anvisa suspende venda e determina recolhimento de lotes de h...
Homem é preso por dirigir embriagado após ser encontrado dor...
Leitão com 'rosto humano' nasce em propriedade rural; caso r...