Pular para o conteúdo

Com tecnologia, Energisa mapeia árvores que oferecem riscos à rede elétrica

Compartilhe

Distribuidora só realiza poda quando árvores tocam na rede

Galhos de árvores próximos à rede elétrica podem provocar a interrupção do fornecimento de energia. Com o objetivo de identificar de forma ágil árvores que oferecem algum risco à segurança da rede elétrica, a Energisa Sergipe implantou o Vegetation Recognition & Action (VERA), um sistema que utiliza inteligência artificial para otimizar o planejamento e execução de poda preventiva de vegetaçãoque estejapróxima à rede de energia da distribuidora.

A tecnologia de ponta combina recursos de inteligência artificial, captura de imagens através de diversos tipos de fontes como câmera, satélite e algoritmos de predição que ajudam a identificar as espécies das árvores e a distância que elas estão da rede de distribuição. A expectativa é que o VERA reduza as ocorrências de falhas no fornecimento por contato de vegetação com a rede elétrica através de uma gestão otimizada do processo. 

O gerente de Construção e Manutenção da distribuidora, Thyago Tanouss, explica que a responsabilidade pelas podas de árvores nos espaços públicos é da prefeitura, enquanto nos imóveis residenciais e comerciais, cabe aos proprietários e responsáveis contratarem um profissional para realizar o serviço. Quando os galhos de árvores estão próximos ou tocam na rede elétrica, por questões de segurança, a Energisa deve ser acionada, pois dispõe de equipes qualificadas para a realização do serviço. 

“O projeto Vera vai facilitar esse mapeamento de árvores próximas à rede elétrica para atuar de forma prévia reduzindo desligamentos de energia pelo toque e reforça o nosso compromisso constante coma confiabilidade e a qualidade de nosso serviço, garantindo uma distribuição de energia mais eficiente e segura. É importante ressaltar que a Energisa só atua nessas situações de galhos próximos ou tocando na rede elétrica, pois tem profissionais capacitados para realizar essa atividade”, ressalta.

Desde a implantação em março deste ano, já foram realizadas 1677 podas de segurança em 38 municípios com o auxílio do VERA, que integra uma série de iniciativas inovadoras que o Grupo Energisa desenvolve para modernizar e dar mais resiliência às redes de distribuição, entregando energia de mais qualidade e confiabilidade aos clientes e construindo a “Distribuição do Futuro”. O projeto é desenvolvido em parceria com o Energisa Digital Labs, centro de excelência em inteligência artificial do Grupo Energisa, e a Executora Concert.

Prevenção de acidentes

-Não plante árvores próximas ou embaixo de redes previamente instaladas; 

-Escolha plantas e árvores que não cresçam muito no seu jardim; 

-Redobre o cuidado ao subir nessas árvores ou utilizar varas e barras metálicas para tentar cortar galhos ou até mesmo colher frutos; 
-Não faça podas de árvores que estiverem próximas ou em contato com a rede elétrica, pois os galhos podem tocar os fios e energizar a árvore. Nesses casos entre em contato com a Energisa;
 -Em propriedades particulares, a responsabilidade da poda é do dono do imóvel. Caso a árvore esteja próxima à rede, o cliente deve entrar em contato com a Energisa e solicitar o desligamento da rede para que o serviço seja realizado com segurança pelo profissional contratado. 

Ultimas notícias

Veja um dos maiores gafes da Tv Brasileira
Elon Musk lidera ranking dos bilionários da Forbes em 2025
Embarcação envolvida no acidente que vitimou o cardiologista...
Apresentadora Carol Ribeiro revela diagnóstico de esclerose ...
Horóscopo do dia: previsão de hoje 02/04/2025 para seu signo
Wolbert Lima vai agitar o ‘Festival de Gelados’ em prol do E...